Brasil
Morre Lisete Arelaro, professora que concorreu ao governo de SP pelo PSOL
A professora Lisete Arelaro, candidata ao governo de São Paulo pelo PSOL nas eleições de 2018, morreu na noite deste sábado (12), ela estava em tratamento em decorrência de um câncer de estômago.
A informação foi confirmada pelo presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, em postagens nas redes sociais da legenda.
“Acabo de receber a informação de que perdemos nossa querida Lisete Arelaro, candidata ao governo de SP em 2018 pelo PSOL e uma das maiores lutadoras em defesa da educação pública do Brasil. É um dia triste para a esquerda. Mas seguiremos sua luta. Lisete Arelaro: PRESENTE!”.
O velório vai acontecer hoje (13) no saguão térreo do bloco B da Faculdade de Educação da USP e nas áreas externas adjacentes, das 16h às 20h.
Lisete Arelaro:
Lisete Arelaro era pedagoga e doutora em educação (USP), foi professora senior da Universidade de São Paulo (USP), onde chegou a ser diretora da Faculdade de Educação entre 2010 e 2014. Entre 2012 e 2014, foi presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos – Forumdir. Arelaro era pesquisadora na área de política educacional, financiamento da educação, avaliação de sistemas educacionais, ensino fundamental de nove anos e educação popular.
Além de pesquisadora e professora, Lisete Arelaro era militante da educação e fez parte da equipe de Paulo Freire durante a gestão de Luiza Erundina, à época no PT, na prefeitura da cidade de São Paulo (1989-1992).
Arelaro não só trabalhou com Freire, ela compartilhou a amizade que traz elementos de sua vida acadêmica, luta social e atuação política. Com uma trajetória plural em diversos níveis da educação brasileira, a professora teve os primeiros contatos com a obra de Freire no início dos anos 60. Ela conheceu Paulo Freire depois da lei de Anistia (lei n° 6.683, sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto de 1979), quando ele voltou ao Brasil, em um grande encontro no Tuca, teatro da PUC [Pontifícia Universidade Católica] de São Paulo.
Arelaro foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP, entre 1993 e 1996, na primeira gestão do atual prefeito José de Filippi Jr e, posteriormente, ocupou o mesmo cargo na segunda gestão de Filippi entre 2001 e 2002.
Em 2018, disputou o governo do estado de São Paulo pelo PSOL com o candidato a vice, Maurício Costa. A professora recebeu 507 mil votos (2,51%) e ficou em oitavo lugar nas eleições de 2018 pelo governo de São Paulo, que foi vencida por João Doria (PSDB) após embate histórico no segundo turno com o candidato Marcio França (PSB).
Confira homenagens de políticos a professora Lisete Arelaro:
Deputada Luiza Erundina (PSOL):
Juliano Medeiros, presidente do PSOL:
Fernando Haddad (PT):
Márcio França (PSB):
Guilherme Boulos (PSOL):
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"