Artigos
A Tríade Cristã
Álvaro Queiroz, teólogo, filósofo, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI), remetera à minha pessoa, três livros: Missão do Porto de Pedras (Primícias da Evangelização nas Alagoas), Clero e Política nas Alagoas, Capítulos de História da Igreja.
A Tríade Cristã enfatiza a Igreja em vários momentos: a igreja na Idade Antiga, a Igreja na Idade Média, a Igreja na Idade Moderna, a Igreja na Idade Contemporânea. Além disso, comenta o período colonial (No século XIX), A primeira República, A era do populismo, A guerra contra os Caetés, A custódia de Santo Antônio do Brasil, A Missão do Porto de Pedras (1598-1619), A Santo Amaro, Época do domínio Holandês (1630 -1654), Algumas figuras Expressivas e Século XX.
As três memoráveis obras, foram compostas na Gráfica do Cesmac, fundada pelo professor-historiador Douglas Apratto Tenório. Por essas razões, presta relevantes serviços aos alagoanos escritores. Instituição criada pelo inolvidável Padre Teófanes Araújo de Barros. Cujo pensamento fora brotar uma Universidade para atender aos comerciários, pessoas pobres que não podiam estudar na UFAL.
O Cesmac, por sua vez, me deu oportunidade única de lecionar Economia nos cursos de Engenharia de Produção, Civil, Medicina Veterinário, no Curso de Direito (Arapiraca, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e na capital durante 25 anos.
O Mestre Álvaro Queiroz, pela sua sapiência acadêmica, tornou-se o papa da Igreja Católica local. Isto é, já atingiu a marca de seu 18º livro narrando sobre a História da Santa Igreja Católica Apostólica Romana como um todo. O Apóstolo consciente de seu papel em benefício dos católicos do mundo inteiro. Professor do vetusto Seminário, professa sua fé através de seus memoráveis livros.
No tocante ao livro Capítulos de História, apresenta quatro capítulos. Didaticamente, ligados às questões doutrinárias, norteia seu pensamento acadêmico exemplificando suas ideias de forma acessível aos consulentes. E, por conseguinte, defende a Igreja dos maldosos no mundo atual. As denominações evangélicas criaram diversas igrejas e, portanto, retalham a história de Cristo levando a interpretações nebulosas.
Existe sim, uma só Igreja, um único Deus, capaz de levar a palavra do Evangelho às nações do mundo inteiro. “A Religião de Cristo está profundamente enraizada na alma do povo alagoano. Quem toma as estradas logo se depara com inúmeros cruzeiros, vários nichos, diversas capelas e igrejas Matrizes, símbolos ostensivos e efetivos a Fé Cristã de nossa gente. Faz 400 anos que esta Fé foi implantada em nosso território”.
O símbolo da Fé herdada dos colonizadores portugueses, sustenta a convicção dos católicos brasileiros. Como exemplo, cito o Pe. Antônio Vieira, seguidor de Cristo que deixou exemplos de solidariedade aos índios, aos escravos explorados pelos os algozes do poder daquela época. Louvo a editorizaçao do autor, formulando votos que outras obras brotem para a sustentação da Tríade Cristã.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios