Artigos
Parabéns Patriarca!
Festejar-se-á no dia 25 de março do fluente ano, os 89 anos de profícua existência do emérito médico/escritor Judá Fernandes de Lima. Natural da velha Viçosa, radicado na próspera cidade de Arapiraca. Filho ilustre de tia Gertrudes Magna (IN MEMORIAM) e João Fernandes da Costa.
Exerceu a Medicina há mais de cinquenta anos na Terra de Manoel André. Tornando-se benfeitor daquela comunidade, bem como de cidades circunvizinhas. Fidalgo de origem, trata às pessoas com civilidade e, principalmente, com a educação que lhe é peculiar.
Paralelamente, estreou na seara literária lançando seu primeiro livro: A Xícara do Padre (15-12-1998), sendo laureado com diversos prêmios a nível nacional. Por essas razões, fora presidente da ACALA, sócio efetivo da vetusta Associação Alagoana de Imprensa (AAI), e de outros sodalícios de relevo.
Por último, editou o magnânimo livro Um Genuíno Tangerino (2002), onde retrata a vida de nosso trisavô Lourenço Ferreira de Melo Sucupira da Veiga, abastado lusitano que aportou no Valle da Parayba nos idos de 1838, criando o núcleo de povoamento, hoje, denominado de Paulo Jacinto.
Deixando, portanto, seu filho primogênito Luís Veiga de Araújo Pessoa, cognominado de major Lula. Dando continuidade ao patrimônio dos Veiga, tornando-se pecuarista respeitado pela sua lisura. Em sequência, sucedeu-o o nosso avô materno José Luís da Veiga Lima, capitão Cazuza, casando-se com Josefa Teixeira Lima (Dona Moça), que deixou os rebentos: Luís, Antonina, Mário, Maria Veiga Sandes (Mariquinha), Gerturdes Magna de Lima Costa, Maria Romeira, e, finalmente, Maria José Veiga Rocha (minha saudosa mãe).
A bem da verdade, o renomado escritor Judá Fernandes de Lima fez alusão às famílias Veiga Teixeira, Madeiro e Fernandes Costa. Simbolizando a consideração aos nossos ancestrais. Por essas razões, merece apreço, consideração, e, principalmente, amizade sedimentada pelos seus feitos familiares.
Neste dia festivo em sua vida, o Patriarca recebe encômios junto a sua querida esposa assistente social/escritora Almira Gouveia Alves Fernandes, filhos e netos. Almejo-lhe muitas felicidades. O neto longevo do capitão Cazuza é, por excelência, exemplo de honestidade, solidariedade por tudo que realizou em prol do clã dos Veiga de Paulo Jacinto.
Na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, ao lado de seu saudoso irmão Dr. José Fernandes de Lima, clinicou há bastante tempo. Exerceu a Medicina com abnegação aos pacientes. Felicito-o pela longevidade merecida. Parabéns Patriarca!
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios