Artigos
Aposentadoria e novos tempos
Foi-se a época em que a aposentadoria era o final da linha sucessória entre o trabalho e o descanso. Seja por restrições financeiras, seja pelo lado comportamental da pessoa. Aposentar deixou-se de ser uma mera etapa da vida para se transformar em algo que precisa de preparo e planejamento. Aposentar com sabedoria é conhecer os novos rumos antes mesmo da tão chegada data. Além disso, chegar com saúde, pois, de que adianta idade sem condições físicas e mentais?
É essencial que a etapa seja marcada por desafios que estimulem a criatividade e auxiliem na aprendizagem de novos conhecimentos e competências, como também de fazer o bem para o próximo. De auxiliar através da caridade os que ainda necessitam das horas para pagar a refeição. É ajudar com consciência sabendo que recebe tanto mais aquele que ajuda. Há muita alegria na felicidade do outro. Ou ainda, de fazer uma ‘poupança’ dos céus para quando vier o momento derradeiro. Ninguém sabe a data e a hora exata, mas ninguém pode fugir desta passagem.
Mais do que ter tempo para desperdiçar, a aposentadoria se transforma em autêntico apostolado das últimas horas. Para fazer o bem para si através dos outros, principalmente com a maturidade e a experiência que faltavam em outros verões. Aposentar não para ficar na zona de conforto, mas para apressar o projeto de desenvolvimento pessoal e de renovação para o bem. De cumprir com louvor a missão pessoal de vir e vencer sob o peso do mundo para benefício de todos.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas