Artigos
Os 125 anos da academia
O Grupo Globo, num gesto muito bonito e que recordou os tempos em que o Dr. Roberto Marinho integrou os quadros da Academia Brasileira de Letras prestou uma bonita homenagem à Casa de Machado de Assis, comemorando no Projac os seus 125 anos de existência.
Primeiro o ator Tony Ramos lembrou os primórdios das telenovelas, em que a Globo teve uma atuação essencial. Depois, houve um debate com Lílian Cabral, Mauro Alencar e o escritor e acadêmico Geraldo Carneiro. Todos destacaram a importância cultural da propagação das telenovelas, a partir da “Escrava Isaura”, com Lucélia Santos, que foi brilhar inclusive na China. E ainda houve uma apresentação musical, com temas de novelas, a cargo da cantora Teresa Cristina. Uma tarde com muita riqueza de conteúdo.
O presidente João Roberto Marinho ressaltou que a ABL mora em nosso imaginário. Está presente em nosso espírito de diferentes formas: “Temos uma parceria de longa data, pois a ABL é a casa da literatura brasileira. Para utilizar o bom jornalismo que nos caracteriza dependemos do uso adequado da língua portuguesa – e é o que cultivamos, com mais de 200 adaptações de obras literárias, o que significa uma imensa contribuição à nossa cultura.”
Nessa oportunidade, na presença de grandes astros e estrelas da Globo, o seu presidente destacou que novelas e seriados valorizam a cultura brasileira e representam também uma forma especial de resistência. Deu um recado a quem interessar possa: “Defendemos sempre com muita convicção, por ser um princípio democrático, a imprescindível liberdade de expressão.”
João Roberto Marinho afinou o seu discurso, para concluir com um argumento de peso: “É por todos esses detalhes que devemos valorizar a língua portuguesa nesse processo. É com ela que podemos expressar os nossos pensamentos, de forma livre e aberta. Assim fazemos o emprego devido da nossa língua, com a ajuda inestimável dos imortais que hoje são os titulares da ABL.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas