Internacional
China promete retaliar se McCarthy se reunir com presidente de Taiwan
A China prometeu retaliar se o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, se reunir com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante parada planejada dela na Califórnia na próxima semana, alimentando ainda mais as tensões em torno de uma visita que deve testar as relações entre Pequim e Washington.
Tsai deverá se encontrar com McCarthy e outros congressistas republicanos na cidade californiana de Simi Valley, ao retornar de viagens a Guatemala e Belize. Será a segunda de duas paradas planejadas nos EUA.
Uma reunião com McCarthy seria vista por Pequim como provocação que prejudica a soberania da China, disse Zhu Fenglian, porta-voz do escritório chinês para assuntos de Taiwan, durante coletiva em Pequim nesta quarta-feira, 29.
"Nos opomos firmemente a isso e definitivamente tomaremos medidas, em resposta", disse a porta-voz, sem dar mais detalhes.
Pequim considera Taiwan parte do território chinês e há tempos se opõe a encontros entre líderes taiwaneses e autoridades de alto escalão dos EUA.
Após visita a Taiwan pela antecessora de McCarthy, a democrata Nancy Pelosi, em agosto do ano passado, líderes chineses reagiram lançando mísseis sobre a ilha e conduzindo exercícios militares que na prática bloquearam seu território. O governo chinês também interrompeu discussões com os EUA sobre mudanças climáticas e outros assuntos.
Tsai embarcou em um voo nesta quarta-feira com destino a Nova York, onde fará a primeira de suas paradas. Em breve comentário feito no Aeroporto Internacional de Taoyuan, nos arredores de Taipé, ela disse que não irá "ceder a pressões externas", sem fazer menção direta à China.
"Taiwan irá firmemente trilhar o caminho da liberdade e da democracia e se tornará global. A estrada tem sido difícil, mas Taiwan não está sozinha", disse Tsai. "Estamos tranquilos e confiantes," acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais