Internacional
Autoridades de segurança do Japão e da Coreia do Sul se reúnem antes de encontro de líderes
Os conselheiros de segurança nacional do Japão e da Coreia do Sul, Takeo Akiba e Cho Tae-yong, se reuniram nesta quarta-feira para conversarem sobre o fortalecimento das relações e sobre a coordenação de respostas para as ameaças nucleares da Coreia do Norte, em reunião em Seul.
O encontro antecede reunião entre os líderes dos dois países. No domingo, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, irá receber o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em sua segunda reunião desde março. Os dois países vêm trabalhando para reparar as relações e os ressentimentos históricos.
A conversa desta quarta foi focada na cooperação de segurança trilateral com os Estados Unidos, encorajando mais esforços globais para conter as tentativas norte-coreanas de escapar das sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o financiamento de seu programa de armas nucleares.
As autoridades também discutiram a facilitação dos intercâmbios econômicos e culturais e o alinhamento de suas estratégias mais amplas para a região do Indo-Pacífico, de acordo com o escritório de Yoon.
Yoon e Kishida, juntamente com o presidente americano, Joe Biden, planejam realizar uma cúpula trilateral em junho nas reuniões do G-7 em Hiroshima, o Japão, quando a Coreia do Norte deverá estar entre os principais tópicos, juntamente com a guerra da Rússia na Ucrânia e a política externa assertiva da China. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral