Internacional
China: ministro de Relações Exteriores responsabiliza EUA por deterioração de relações

O ministro de Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse ao embaixador americano, Nicholas Burns, que os Estados Unidos são responsáveis pela deterioração das relações entre os países e que os EUA devem "refletir profundamente" antes que os laços possam voltar a um caminho saudável.
O comentário de Qin segue a suspensão de um diálogo sobre uma série de questões entre as maiores economias do mundo, cada vez mais em desacordo sobre tarifas, tentativas dos EUA de privar a China de tecnologia de ponta e as reivindicações da China de autogovernar Taiwan e grandes partes dos mares da China Meridional e Oriental.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Qin dizendo ao embaixador Nicolas Burns que uma "série de palavras e atos errôneos dos EUA desde uma reunião em novembro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, "minaram o impulso positivo duramente conquistado das relações entre China e EUA".
Os Estados Unidos devem "corrigir sua compreensão da China e retornar à racionalidade", disse Qin, repetindo sua acusação anterior de que os EUA estão tentando suprimir e conter o país asiático. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
4COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
5FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência