Internacional
China: porta-voz alerta sobre riscos de plano de sanções da UE por conta de relação com Rússia
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin afirmou nesta segunda-feira, 8, que o país tomará medidas resolutas para salvaguardar direitos e interesses legítimos e legais caso a União Europeia (UE) avance com planos de sancionar nações terceiras por conta de sua relação com a Rússia. Em coletiva de imprensa, o representante afirmou que o governo chinês se opõe firmemente a tal possibilidade.
"Se o rumor for verdadeiro, o movimento da UE irá corroer a confiança mútua e a cooperação com a China e aguçar a divisão e o confronto no mundo, o que é extremamente perigoso", acrescentou o porta-voz. "A cooperação econômica e comercial China-Rússia é totalmente honesta. Ela não tem como alvo terceiros e deve estar livre de interrupção ou coerção por terceiros", afirmou.
"Na questão da Ucrânia, a China defende uma posição objetiva e justa, promove ativamente negociações de paz e tem desempenhado um papel construtivo na facilitação de uma solução política para a crise", disse Wan, ao se referir sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

