Internacional
Ameaças de uso de armas nucleares por parte da Rússia são inadmissíveis, dizem líderes do G7
Os líderes do G7 afirmam em comunicado que ameaças de uso de armas nucleares pela Rússia no contexto da agressão contra a Ucrânia são inadmissíveis. "A retórica nuclear irresponsável da Rússia, o enfraquecimento dos regimes de controle de armas e a intenção declarada de implantar armas nucleares na Bielo-Rússia são perigosos e inaceitáveis", afirmaram os líderes do Grupo dos Sete, que participam de reunião de cúpula em Hiroshima, no Japão.
O comunicado expressa a "profunda preocupação" do grupo com "as tentativas da Rússia de controlar as instalações nucleares da Ucrânia, que representam sério risco à segurança nuclear". Os políticos afirmam que a Ucrânia tem o direito, sob o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT, na sigla em inglês), de fazer o uso pacífico de energia nuclear. O NPT foi assinado em 1968 e entrou em vigor em 1970.
A nota também manifesta preocupação com "o anúncio da Rússia de que está pronta para conduzir um teste nuclear".
O G7 ainda "lamenta profundamente a decisão da Rússia de minar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New START Treaty)" - acordo assinado entre EUA e Moscou em 2010 para redução de armas nucleares. "Instamos a Rússia a permitir o retorno à plena implementação do Tratado", afirma.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4
Santana do Ipanema em festa
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


