Internacional
Coreia do Norte notifica Japão sobre plano de lançar satélite nos próximos dias

A Coreia do Norte notificou nesta segunda-feira, 29, o vizinho Japão sobre planos de lançar um satélite nos próximos dias. Em reação, o ministro de Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, ordenou que o satélite ou eventuais destroços sejam destruídos caso entrem em território japonês.
Segundo a guarda costeira do Japão, o aviso recebido das autoridades marítimas norte-coreanas informa que a janela de lançamento é de 31 de maio a 11 de junho, e que o lançamento pode afetar as águas do mar Amarelo, do mar da China Oriental e a região a leste da Ilha Luzon, nas Filipinas. A guarda costeira emitiu um alerta de segurança para navios das áreas nessas datas em função do possível risco de queda de destroços.
Para lançar um satélite ao espaço, a Coreia do Norte teria de usar mísseis de longo alcance proibidos por resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Lançamentos de testes anteriores por Pyongyang foram vistos como testes de mísseis disfarçados.
O secretário-chefe do gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, afirmou que o lançamento planejado pelos norte-coreanos violaria as resoluções da ONU e representa uma "ameaça à paz e segurança do Japão, da região e da comunidade internacional". Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?