Internacional
Ucrânia acusa Rússia de destruir grande barragem perto de Kherson e alerta para inundações
A Ucrânia acusou a Rússia de explodir nesta terça-feira, 6, a barragem Kakhovka, localizada em uma área ao sul do país, na região de Kherson, controlada pelos russos. O governo emitiu um alerta para inundações generalizadas. O presidente Volodmir Zelenski convocou uma reunião de emergência com o Conselho de Segurança e Defesa do país para lidar com a crise, segundo o secretário do órgão, Oleksiy Danilov.
O Ministério do Interior ucraniano pediu aos residentes de dez aldeias na margem direita do Rio Dnipro e de partes da cidade de Kherson que reúnam documentos essenciais e animais de estimação, desliguem os aparelhos eletrônicos e saiam de casa.
Oleksandr Prokudin, chefe da Administração Militar Regional de Kherson, disse em um vídeo publicado no Telegram que "o exército russo cometeu mais um ato de terror" e que a água atingirá "níveis críticos" em poucas horas.
A Ucrânia e a Rússia já se acusaram mutuamente de atacar a barragem e, em outubro, Zelenski supôs que a Rússia destruiria a estrutura para causar uma inundação. Autoridades, especialistas e moradores há meses expressam preocupação com os fluxos de água através e sobre a barragem de Kakhovka. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
