Internacional
Último reator da maior usina nuclear da Europa é colocado em 'deslgamento'

A agência nuclear da Ucrânia, a Energoatom, afirma que colocou em "desligamento frio" o último reator operacional da maior usina nuclear da Europa, a de Zaporizhzhia. A medida de segurança foi tomada após o rompimento da barragem de Kakhovka.
Cinco dos seis reatores da usina, ocupada por forças russas, já estão em estado de "desligamento frio" - no qual todas as hastes de controle são inseridas no núcleo do reator para interromper a reação de fissão nuclear e a geração de calor e pressão.
A agência nuclear ucraniana pondera, em comunicado, que não há ameaça direta à usina pelo rompimento da barragem, e que outros fatores foram determinantes para a decisão, como um bombardeio próximo que danificou as linhas aéreas que conectam a usina ao sistema de energia da Ucrânia.
Funcionários da Energoatom ainda trabalham na usina, embora ela esteja sob controle russo. (Fonte: Associated Press)
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp