Internacional
Pequim estabelece 'parceria estratégica' com Autoridade Palestina

A China disse, nesta quarta-feira, 14, que estabeleceu uma "parceria estratégica" com a Autoridade Nacional Palestina durante uma visita do presidente palestino Mahmoud Abbas à cidade de Pequim. O anúncio marca mais um passo na campanha da China para conquistar influência política e econômica no Oriente Médio, onde compete com os Estados Unidos.
Abbas foi recebido com todas as honras militares no Grande Salão do Povo na capital da China. "Somos bons amigos e parceiros", disse o presidente chinês Xi Jinping a Abbas no início da reunião. "Sempre apoiamos firmemente a justa causa do povo palestino para restaurar seus direitos nacionais legítimos."
"A China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o lado palestino para promover uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina o mais rápido possível", disse ele.
Xi chamou a parceria estratégica de "um marco importante na história das relações bilaterais", mas os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados imediatamente.
Abbas disse que seu governo está "ansioso para fortalecer a cooperação com a China no âmbito da iniciativa" e garantir investimentos. "Agradecemos especialmente o compromisso do lado chinês em financiar uma série de projetos de desenvolvimento apresentados pela Palestina. Desejamos o rápido envio de delegações técnicas para a implementação desses projetos", afirmou. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5DESCASO
Servidores de Palmeira dos Índios são lesados por plano da Unimed Metropolitana