Internacional
Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não deve apostar que seu país aprovará o pedido da Suécia para ingressar na aliança militar antes da cúpula de julho. Erdogan diz que a nação nórdica não abordou totalmente suas preocupações de segurança.
A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão juntas após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado. A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan em abril, depois que o Parlamento turco ratificou seu pedido, mas a Turquia adiou a aprovação da proposta da Suécia.
A Otan quer aprovar a entrada da Suécia na cúpula marcada para 11 e 12 de julho, que acontecerá na capital da Lituânia. Falando a jornalistas no retorno de uma visita ao Azerbaijão, Erdogan disse que a atitude da Turquia em relação à adesão não era "positiva".
O governo da Turquia acusa a Suécia de ser muito indulgente com grupos que Ancara diz representar uma ameaça à segurança, incluindo grupos militantes curdos e pessoas associadas a uma tentativa de golpe de Estado em 2016.
Nesta quarta-feira, autoridades da Otan, Suécia, Finlândia e Turquia se reuniram em Ancara para discutir o que a Finlândia e a Suécia fizeram para lidar com as preocupações da Turquia sobre supostas organizações terroristas. Erdogan disse que a delegação turca na reunião "dará esta mensagem: 'Esta é a opinião do nosso presidente, não espere nada diferente em Vilna capital da Lituânia.'" Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
5
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
