Artigos
Fazendo história

A história dos municípios está relacionada às vivências das pessoas, que se organizam em comunidade, fazendo a vida real acontecer. Quando as Assembleias Legislativas foram constituídas no Brasil, em 1834, ainda no Império e com funções limitadas, no ano seguinte, Alagoas procedeu a eleição para a primeira legislatura da Assembleia Provincial - Deputado Marcelo Victor, Presidente do Poder Legislativo de Alagoas.
Chegam às minhas mãos, diversos fascículos que integram a pungente Enciclopédia dos Municípios de Alagoas, instituída pelo Instituto Arnon de Mello, capitaneado pelo jovem Fernando James. Sob a Coordenação Editorial do competente colega Stefano Brito Lins, a história tem a assinatura do Dr. Douglas Apratto Tenório, a economia tem a marca do polivalente economista Cícero Péricles de Carvalho, a geografia da museóloga Cármen Lúcia Dantas, a revisão pela Maria do Rosário de Oliveira.
Notadamente, o bucólico município de São Miguel dos Campos, fora contemplado no fascículo oitavo, por essas razões, seu preclaro filho historiador Douglas Apratto Tenório, dissecou sua terra-mãe com a maestria que lhe é peculiar. Exaltou a notoriedade de seus conterrâneos e ilustres coestaduanos, a saber: Ana Lins, heroína do ideal libertário; Manoel Dantas, líder revolucionário republicano; Manoel Duarte Ferreira Ferro, barão de Jequiá; João Vieira Cansanção do Sinimbu, visconde de Sinimbu, bem como outros notáveis miguelenses.
As demais unidades municipais, seguiram a trajetória da terra do inolvidável Padre Júlio. Palmeira dos Índios, a bela Maceió com suas belezas naturais magníficas, Batalha, e tantos outros municípios que compõem o hinterland caeté. Por essas razões, a Enciclopédia promete resgatar à memória dos homens-historiadores que deixaram marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar. Dizendo isso, louva-se a feliz iniciativa dos organizadores, e, ao mesmo tempo, associaram à História Municipal aos caminhos da modernidade desafiante aos destinos de todos os alagoanos.
Cada vez mais, os alcaides têm a responsabilidade de implantar políticas públicas capazes de zerar a fome, criar perspectivas habitacionais e futuro promissor. É chegado o momento de transcender as paixões exacerbadas e eliminar as ideologias políticas em prol do bem comum.
( *) Ex-professor de Economia do CESMAC.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda
-
5CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'