Internacional
Turquia poderia aprovar a adesão da Suécia à Otan se UE 'abrir espaço' para o país, diz Erdogan
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que seu país poderia aprovar a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se as nações europeias "abrirem o caminho" para a tentativa da Turquia de ingressar na União Europeia.
A Turquia é candidata a ingressar na UE, mas sua candidatura à adesão foi paralisada devido ao retrocesso democrático de Ancara e às disputas com Chipre, membro da UE. "A Turquia espera à porta da União Europeia há mais de 50 anos, e quase todos os países membros da Otan são agora membros da União Europeia. Estou fazendo este apelo a esses países que mantiveram a Turquia esperando nos portões da União Europeia por mais de 50 anos", disse Erdogan.
Erdogan, cujo país tem adiado sua aprovação final para a adesão da Suécia à Otan, fez os comentários em Ancara nesta segunda-feira, 10, antes de partir para a reunião de cúpula da aliança em Vilnius, na Lituânia. Espera-se que Erdogan e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, se encontrem ainda hoje, antes da cúpula da Otan de dois dias. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


