Internacional
Lula: Mercosul responderá sobre exigências da UE nas próximas semanas
Uma resposta do Mercosul às exigências da União Europeia sobre um possível acordo entre os blocos vai ser enviada nas próximas semanas. É o que disse, nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera “agressiva” a carta europeia.
A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na Bélgica, onde Lula esteve para a cúpula da Celac-União Europeia. O presidente brasileiro quer que esse acordo seja firmado ainda este ano, já que o Brasil está na presidência do Mercosul e a Espanha comanda o bloco europeu.
Entre as exigências da União Europeia, para fechar acordo com o Mercosul, estão metas ambientais e que os países façam parte de licitações para compras do governo. Segundo Lula, não dá pra aceitar essa exigência, pois avalia a compra governamental como ponto estratégico. E disse que o Mercosul não vai ceder às pressões.
Também antes de deixar a Bélgica, Lula mencionou a proposta feita à Venezuela, que sofre sanções dos Estados Unidos, além de outros países. Acrescentou que governo e oposição do país vizinho precisam se organizar nas eleições presidenciais do ano que vem, para que seja pedido o fim dos embargos.
Outro ponto debatido durante a terceira cúpula da Celac-União Europeia foi a guerra na Ucrânia. Lula disse que os presidentes dos dois países não querem ceder, mas que é preciso que outras nações consigam convencê-los a isso.
Depois de deixar a Europa, Lula fez uma parada em Cabo Verde, na África, onde teve um encontro com o presidente José Maria Neves. Depois seguiu de volta ao Brasil, com previsão de pouso na capital federal no começo da noite.
Internacional Brasília 19/07/2023 - 13:14 Leila Santos/ Renata Batista Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Lula Mercosul UE quarta-feira, 19 Julho, 2023 - 13:14 219:00
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela