Internacional
Agentes da imigração dos EUA são orientados a empurrar crianças e bebês em rio na fronteira com o México
Jornal revelou relato de patrulheiro sobre práticas 'desumanas' em relação a imigrantes que chegam ilegalmente aos Estados Unidos cruzando o Rio Grande
Patrulheiros de fronteira do Texas receberam ordens para empurrar crianças imigrantes no Rio Grande, na fronteira com o México, além de negar água a pessoas que tentavam entrar no país ilegalmente, revelou o jornal The Guardian, com base em mensagens publicadas pelo Houston Chronicle.
Contexto: Crise imigratória crescente e retrocesso nas leis impulsionam aumento alarmante da exploração infantil nos EUA
Sobrecarga: Governo Biden admitiu mais de um milhão de imigrantes irregulares que ainda esperam asilo
O Guardian confirmou que o patrulheiro-médico Nicholas Wingate, do Departamento de Segurança Pública do Estado, enviou e-mail a supervisores alertando para a conduta que classificou de “desumana”, em relação aos imigrantes ilegais, no dia 3 de julho. O médico menciona ainda outros incidentes não reportados a autoridades na mensagem.
De acordo com o jornal britânico, o relato do médico revela os acontecimentos durante a semana entre 24 de junho e 1 de julho, e detalha vários casos de imigrantes presos ou feridos por arame farpado, em Eagle Pass, uma cidade do Estado que fica na fronteira mexicana.
No e-mail, o funcionário pede mudanças nas políticas para imigrantes, incluindo a retiradas das cercas de arame farpado. Ele também informou pediu para que seja suspensa a ordem para não entregar água aos imigrantes, em meio a um dos verões mais quentes de todos os tempos, no Hemisfério Norte.
“Por causa do calor extremos, a ordem de não dar água às pessoas tem que ser imediatamente revertida” escreveu, completando “acredito que cruzamos uma fronteira em direção ao desumano”.
Em outro caso reportado pelo agente e divulgado pelo Guardian, um grupo de 120 pessoas, incluindo crianças e bebês de colo, conseguiu entrar no território americano pelo rio. Estavam exaustos e com sede, segundo o relato, mas os patrulheiros foram instruídos a empurrar as pessoas de volta para a água para voltarem ao México.
O Departamento de segurança Pública disse ao Guardian que as alegações do servidor estão sob investigação interna. O governador republicano do Texas, Greg Abbott, vem implementando uma política agressiva de contenção da imigração na fronteira, uma iniciativa chamada de “Estrela Solitária”, que incluiu a instalação de cercas de arame farpado na região do Rio Grande, nas últimas semanas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


