Internacional
Incêndio em cargueiro que levava 3 mil carros deixa ao menos um morto e vários feridos
Chamas podem ter tido início em um dos 25 veículos elétricos transportados no navio
Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas no incêndio de um navio de bandeira do Panamá que transportava cerca de 3 mil carros na costa holandesa, informou a Guarda Costeira da Holanda nesta quarta-feira.
Fotos: a luta contra o fogo provocado pelo calor extremo em cinco países de dois continentes
Espaço: Congresso dos EUA faz audiência sobre OVNIs: 'Avistamentos não são raros ou isolados'
Segundo o grupo de radiodifusão pública NOS, o incêndio pode ter sido provocado por um dos 25 veículos elétricos transportados pelo navio. Mas a porta-voz da Guarda Costeira disse à AFP que por enquanto não se sabe as causas do incêndio, que provocou uma morte e vários feridos.
— O incêndio pode durar alguns dias —, explicou a porta-voz, especificando que a equipe de resgate encarregada de apagar o fogo ainda não pode fazê-lo porque o navio não está estabilizado.
— Para isso, precisa levar pessoas a bordo e apagar o fogo. Isso significa que terão que levar água para o navio, o que implica mais riscos —, afirmou, acrescentando que neste momento água foi pulverizada no flancos da embarcação, para resfriá-la.
Uma embarcação de resgate tentava controlar a posição do navio para que não afunde, informou a Guarda Costeira.
As equipes de emergência receberam uma ligação pouco depois da meia-noite relatando o incêndio no Fremantle Highway, cerca de 27 quilômetros ao norte da ilha holandesa de Ameland.
Os 23 tripulantes foram retirados do navio, segundo a Guarda Costeira. "A tripulação tentou apagar o fogo sozinha, mas não conseguiu. Infelizmente, uma pessoa morreu e outras ficaram feridas", acrescentou.
Um porta-voz do prefeito da Ilha Ameland, Leo Pieter Stoel, disse temer sérios danos ao meio ambiente se o navio afundar.
"É o grande medo das ilhas, que aconteça algo em um dos canais de navegação que possa prejudicar o ambiente", acrescentou, citado pela agência de notícias holandesa ANP.
O "Fremantle Highway" é um navio de transporte de automóveis com capacidade para 18.500 toneladas de carga que navegava entre Bremerhaven, na Alemanha, e Porto Saíde, no Egito, segundo o site de monitoramento de tráfego marítimo marinetraffic.com.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios