Internacional
Explosão em cidade russa perto da Ucrânia deixa 15 feridos
Segundo autoridades locais, um foguete teria caído no centro de Taganrog, sudoeste russo, às margens do Mar de Azov
Ao menos 15 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira durante uma explosão na cidade portuária de Taganrog, no sudoeste da Rússia, às margens do Mar de Azov. A autoria do incidente ainda não foi confirmada, mas fontes do governo russo dizem que ele foi causado por um míssil ucraniano disparado contra a cidade.
De acordo com relatos nas redes sociais, o incidente ocorreu por volta das 16h, horário local. De acordo com as Forças Armadas russas, o míssil foi abatido e os danos foram causados por seus destroços. Alguns relatos, contudo, dizem que o artefato caiu no local.
O governador da região de Rostov-no-Don, Vasili Golubev, afirmou que um café e um museu foram atingidos, e que as janelas de um prédio residencial ficaram estilhaçadas. Nove pessoas foram levadas para o hospital, afirmou ele, mas não correm risco de vida.
"Aparentemente um foguete explodiu no centro de Taganrog", disse Golubev no Telegram. "Neste momento há 15 pessoas (...) levemente feridas", completou ele.
O canal de Telegram Mash afirmou que houve duas explosões — a primeira mais forte e a subsequente, menos potente. As detonações destruíram janelas de vários prédios e fizeram uma fumaça escura tomar o céu da cidade. Vídeos que circulam na internet mostram um prédio baixo parcialmente em ruínas.
Com uma população de aproximadamente 250 mil moradores, Taganrog fica na costa do Mar de Azov, localizada entre as regiões russas de Rostov-no-Don e Krasnodar e a Ucrânia. Desde que a guerra começou, já relatos de incêndios, explosões e atos de sabotagem na região fronteiriça — infraestruturas energéticas e armazéns de armas são alvos frequentes.
Paralelamente, uma explosão foi relatada em uma refinaria de petróleo na cidade russa de Samara. O parlamentar Alexander Khinshtein disse que a detonação foi causada por uma bomba, mas deu deu maiores detalhes. Segundo ele, não houve danos maiores ou vítimas. De acordo com a agência de notícias estatal russa Tass, um suspeito foi preso.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
3ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5A POLÍTICA COMO ELA É
Prefeitos "deixam o cargo", mas continuam no Poder: oligarquias de fachada perpetuam controle político nos municípios de Alagoas