Internacional
Lula recebe presidente do Paraguai e discute acordos com a União Europeia e tratado de Itaipu
Peña sinalizou que o Brasil poderá continuar pagando preço de custo sobre o excedente de energia do Paraguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, discutiram nesta sexta-feira, durante encontro no Palácio da Alvorada, a revisão do Tratado de Itaipu, com negociações previstas para começarem no dia 13 de agosto. Na saída da reunião, Peña sinalizou que o Brasil poderá continuar pagando preço de custo sobre o excedente de energia do Paraguai.
-- O Paraguai não está buscando uma política rentista. O Paraguai quer desenvolver o seu país -- afirmou
Em agosto, o Anexo C do acordo, que trata da forma de pagamento pela energia comercializada, precisará ser renegociado. O acordo que criou a hidrelétrica, com sede em Foz do Iguaçu (PR), completou 50 anos. Ele regula o aproveitamento hidrelétrico do rio Paraná, que divide os dois países. O Brasil tem direito a 50% da produção da usina. O Paraguai, por sua vez, só utiliza cerca de 70% do que teria direito e o restante é comprado pelo Brasil.
Peña afirmou que acredita que o novo acordo pode ser finalizado ainda neste ano e que não há uma diretriz de nenhum dos dois países. O presidente eleito destacou que o objetivo é "construir uma visão comum".
-- Acho que sim (será finalizado esse ano). A visão comum é muito boa. Estou muito otimista que as negociações podem ser concluídas muito rápido. O objetivo é construir uma visão comum. Não é uma visão de Brasil ou uma proposta de Paraguai. É construir uma visão conjunta. A Itaipu é binacional, não é do Brasil nem do Paraguai, é dos dois.
Pelas redes sociais, Lula afirmou que gostou da reunião e reforçou a intenção de cooperação entre os dois países.
"Gostei muito da reunião. Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum", escreveu o presidente.
Acordo Mercosul x UE
Sobre o acordo que está sendo costurado entre Mercosul e União Europeia, Peña afirmou que "está otimista" que o presidente Lula conseguirá "ter sucesso" nas negociações à frente da presidência do bloco.
--Estou otimista que o presidente Lula como presidente do Mercosul vai ter sucesso na negociação
Durante a cúpula do Mercosul, em julho, Lula redigiu uma resposta à proposta de acordo encaminhada pela União Europeia. A resposta, agora, será analisada pelos outros presidentes do bloco antes de ser encaminhada para o bloco europeu.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
3ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5A POLÍTICA COMO ELA É
Prefeitos "deixam o cargo", mas continuam no Poder: oligarquias de fachada perpetuam controle político nos municípios de Alagoas