Internacional
Biden reconhece sétima neta após críticas de adversários políticos e acordo por pensão
Navy é fruto de relação de Hunter Biden com Lunden Roberts
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou pela primeira vez sobre a sétima neta, Navy Joan Roberts. A menina, hoje de 4 anos, nasceu de uma relação do filho do chefe da Casa Branca, Hunter Biden, com Lunden Roberts, que entrou na Justiça em maio de 2019 pelo reconhecimento da paternidade. A disputa judicial se estendeu durante quatro anos e só foi resolvida recentemente.
A criança esteve recentemente no centro de críticas de adversários políticos ao presidente democrata. Republicanos apontaram que Biden citou seus "seis netos" em falas públicas e cobraram um posicionamento dele sobre Navy.
Veja também: Acordo judicial de filho de Biden é posto em dúvida por juíza federal
6 antes de eleições: Julgamento de Trump em caso de documentos retidos tem data marcada
"Esta não é uma questão política, é uma questão de família", afirmou Biden, em comunicado divulgado pela revista "People". "Jill e eu só queremos o que é melhor para todos os nossos netos, incluindo a Navy".
Na nota, o presidente afirma que Hunter e Lunden "estão trabalhando juntos para promover um relacionamento que seja do melhor interesse de sua filha, preservando sua privacidade o máximo possível daqui para frente".
Uma fonte contou à revista "People" que uma disputa sobre o valor da pensão alimentícia só foi resolvida recentemente e deu o tom da relação entre os pais de Navy até o momento.
— Houve alguns processos legais bastante contenciosos entre os pais da Navy acontecendo até apenas algumas semanas atrás. Como avós, os Bidens estão seguindo a versão de Hunter — disse a fonte. — Eles estão dando a Hunter e Lunden o espaço e tempo para resolverem as coisas.
Hunter aceitou pagar uma quantidade para o sustento de Navy em janeiro de 2020, com pagamentos retroativos desde novembro de 2018. No entanto, em abril de 2021, Lunden voltou a acionar a Justiça porque o filho do presidente teria ignorado decisões judiciais anteriores durante a disputa de paternidade. Os dois chegaram a um acordo final em junho de 2023. Os termos estão sob sigilo. Lunden desistiu de tentar mudar o sobrenome da filha para Biden.
A disputa judicial se estendeu por mais de quatro anos. Inicialmente, Hunter negava ser o pai da criança, mas um exame de DNA comprovou a paternidade em novembro de 2019.
— Felizmente, muita coisa foi resolvida, e os pais de Navy estão trabalhando em um caminho a seguir que seja melhor para ela — disse a fonte à People.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios