Internacional
'Escrevam e guardem para me cobrar', diz Lula sobre desmatamento zero
Em conversa com correspondentes estrangeiros, presidente afirma que, pela primeira vez, países terão política comum para a Amazônia
A uma semana da Cúpula da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, em entrevista a jornalistas estrangeiros, nesta quarta-feira, que o Brasil cumprirá sua promessa de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Este é um dos principais compromissos do país para ajudar a mitigar os efeitos do aquecimento global.
— O Brasil vai cumprir com aquilo que foi prometido. Nós vamos chegar a desmatamento zero na Amazônia em 2030. Escrevam e guardem para me cobrar — afirmou.
O presidente chamou a atenção para a reunião de líderes dos oito países amazônicos, em Belém (PA), nos dias 8 e 9, e disse que, pela primeira vez, haverá uma política comum para a região. Lula citou como questões a serem priorizadas a preservação de fronteiras, o combate ao crime organizado, o desenvolvimento econômico e a proteção de florestas.
— Acho que o mundo precisa olhar para essa reunião como o marco mais importante já feito para discutir a questão do clima. Já participei de muitas reuniões, muitas vezes fala, fala, aprova documento, e não acontece nada — disse.
Junto com o Brasil, que detém cerca de 60% da Amazônia, os demais países que têm parte da floresta são Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana e Suriname.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'

