Internacional
EUA podem colocar tropas armadas em navios comerciais no Estreito de Ormuz, com Irã em foco
O Exército dos Estados Unidos está considerando colocar tropas armadas em navios comerciais que navegam pelo Estreito de Ormuz, no que seria uma ação inédita para tentar impedir que o Irã apreenda navios civis, afirmaram quatro oficiais americanos à Associated Press, nesta quinta-feira, 3.
Os EUA não deram esse passo nem na chamada "Guerra dos Petroleiros", que culminou em uma batalha naval de um dia entre o Exército americano e o Irã, em 1988, a maior da Marinha dos EUA desde a Segunda Guerra.
Embora as autoridades tenham oferecido poucos detalhes do plano, ele ocorre quando milhares de fuzileiros navais e marinheiros do navio anfíbio USS Bataan e do USS Carter Hall, um navio de desembarque, estão a caminho do Golfo Pérsico. Esses fuzileiros navais e marinheiros poderiam ser a base para qualquer missão de guarda armada no estreito, por onde passa 20% de todo o petróleo bruto do mundo.
Quatro autoridades dos EUA, sob condição de anonimato, enfatizaram que nenhuma decisão final foi tomada e que as discussões continuam entre oficiais militares dos EUA e os aliados do Golfo Pérsico dos americanos na região. Oficiais disseram que os fuzileiros navais e os marinheiros da Marinha forneceriam segurança apenas a pedido dos navios envolvidos. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová

