Internacional
Papa Francisco preside Via Sacra diante de multidão de jovens católicos em Lisboa
Cerca de 800 mil peregrinos se reuniram em Lisboa para evento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
O Papa Francisco presidiu uma Via Sacra diante de 800 mil peregrinos na tarde desta sexta-feira em Lisboa, no terceiro dia de sua visita a Portugal para o grande encontro de católicos, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Veja: Papa pede aos jovens que se conectem, mas com Deus e não com as redes sociais
Saiba mais: Brasileiro vende mais de 300 coxinhas em uma hora para seguidores do Papa em Lisboa
Como havia acontecido no dia anterior, o Pontífice de 86 anos andou em um "papamóvel" pelo parque Eduardo VII, no centro da capital portuguesa, aplaudido por milhares de jovens fiéis que cantavam "Esta é a juventude do Papa!" e levantavam bandeiras coloridas de vários países.
Apesar de ter passado por uma cirurgia de grande porte no abdômen há dois meses e de se locomover em uma cadeira de rodas ou com uma bengala, o Pontífice apareceu sorridente e em boa forma em Lisboa.
Dentro do "papamóvel", cercado por um rígido cordão de segurança, ele parou várias vezes para cumprimentar os fiéis e abençoar vários bebês.
Portugal Giro: Em Portugal, evento com Papa começa cercado de polêmica
Diante de extensos jardins com vista para o rio Tejo, Francisco presidiu a Via Sacra, uma reconstituição das etapas do Calvário e da morte de Jesus.
Durante a cerimônia, houve testemunhos de jovens, música e apresentações artísticas em um grande palco azul montado para a JMJ. Cerca de 800 mil pessoas participaram do evento, de acordo com estimativas das autoridades locais.
— Cada momento que encontramos o Santo Padre é uma emoção que nos motiva a continuar em nossa fé — disse Pedro Puac, um peregrino da Guatemala que passou horas sob o sol esperando para ver o primeiro Pontífice latino-americano passar.
'Papamóvel': Saiba como é e quanto custa o carro usado pelo Papa Francisco em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude
Mais cedo, o jesuíta argentino almoçou com dez jovens de diferentes nacionalidades na nunciatura apostólica, equivalente à embaixada do Vaticano em Portugal, onde Francisco está hospedado desde sua chegada ao país.
Sua agenda nesta sexta-feira começou com a confissão a uma jovem guatemalteca, um espanhol e um italiano, antes de fazer um breve discurso a representantes de instituições de caridade.
Desde que desembarcou em Portugal na quarta-feira, Jorge Bergoglio abordou uma série de questões nos diversos eventos da JMJ, incluindo ecologia, a guerra na Ucrânia e a situação das vítimas de abuso sexual infantil por membros da Igreja.
A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1986 por João Paulo II e é composta por vários eventos festivos, culturais e espirituais.
No sábado de manhã, ele irá ao santuário de Fátima, um dos mais visitados do mundo. Em seguida, Francisco presidirá uma grande vigília em um parque nos arredores de Lisboa, onde está prevista a participação de até um milhão de pessoas, de acordo com os organizadores.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas