Internacional
Nova Délhi retira cães das ruas pelo G20; com 17 milhões de mordidas, 20 mil indianos morrem de raiva por ano
Iniciativa faz parte de projeto mais amplo para embelezar capital indiana depois que o país assumiu a presidência do grupo no ano passado
Nova Délhi, que tem milhares de cães de rua, começou uma grande operação para reduzir este número antes de setembro, quando sediará a cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17 milhões de pessoas são mordidas por cachorro todos os anos na Índia e quase 20 mil morrem de raiva.
Desde quinta-feira, funcionários municipais da capital indiana começaram a capturar os cães de rua, alguns com redes, para levá-los para centros de esterilização. "Todos os cães de rua resgatados devem ficar presos até o final" do evento, segundo uma ordem da prefeitura.
A caça aos cães se concentra principalmente em torno de hotéis e monumentos turísticos, como o Forte Vermelho. A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo para embelezar Nova Délhi depois que a Índia assumiu a presidência do G20 no ano passado.
Autoridades desta poluída megalópole de cerca de 30 milhões de habitantes também destruíram setores precários e ilegais na região onde a cúpula será realizada.
Mais de 60 mil cães de rua perambulavam por Nova Délhi em 2012, o mais recente número oficial. As autoridades locais fazem campanhas de esterilização regulares para controlar essa população, mas as matilhas continuam grandes, em áreas residenciais e parques da cidade.
Meer Ashar, da organização de defesa animal Peta, expressou preocupação à AFP de que os animais capturados nesta operação fiquem ainda mais agressivos.
— Não estão acostumados a serem manipulados ou capturados com redes. Na próxima vez que se aproximarem de um ser humano, podem reagir na defensiva, por medo — concluiu.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas