Internacional
Ucrânia lança selo postal com jatos F-16 'destruindo' o Kremlin; veja fotos
Centenas de pessoas fizeram fila na principal agência dos correios de Kiev para comprar produto, com 600 mil exemplares emitidos; conjunto de quatro selos custa R$ 20,57
A Ucrânia emitiu nesta sexta-feira selos postais ilustrados com os caças americanos modelo F-16, que o governo local afirma precisar urgentemente que aliados ocidentais entreguem ao país para protegê-lo de ataques russos. Centenas de pessoas fizeram fila na principal agência dos correios de Kiev para comprar o novo selo com um envelope correspondente.
Opositor russo: Navalny é condenado novamente, e pena total vai a 28 anos
Tensão: Polônia prende bielorrusso suspeito de espionagem para Rússia
O serviço de correio Ukrposhta, da Ucrânia, disse que estava lançando o projeto, chamado "Exterminadores do Mal", para enfatizar "a necessidade urgente desse tipo de aviação".
“Enquanto esperamos a chegada dos F-16, decidimos lançar nosso novo selo”, disse o diretor-geral da Ukrposhta, Igor Smelyansky.
O último selo, destinado a colecionadores, mostra uma das torres do Kremlin sendo reduzida à inexistência por um ralador de cozinha com buracos em forma de caças. Os Correios descreveram o Kremlin como "um símbolo do império do mal". A obra de arte é do ilustrador ucraniano Maksym Palenko.
O selo foi lançado em uma tiragem de 600 mil. Um conjunto de quatro selos idênticos (sem envelopes) custa 156 hryvnia (R$ 20,57). A renda será revertida para a compra de drones para as Forças Armadas. Anteriormente, os correios da Ucrânia lançaram selos extremamente populares com soldados na frente de batalha, uma pintura do artista de rua britânico Banksy e um soldado fazendo um gesto obsceno em direção a um navio de guerra russo.
'Precisamos dos aviões reais'
Colecionadores esperando para comprar o novo selo disseram que gostaram do design mais recente, mas queriam que a Ucrânia tivesse os aviões de verdade.
"O design é ótimo, mas seria melhor se os aviões F16 voassem por aqui em vez de selos", riu Volodymr, um militar veterano em uma camiseta camuflada. "Design muito interessante. Eu nem esperava por isso", disse Yevgeny, um aposentado com uma tradicional camisa bordada. "Vamos acabar com eles (os russos) e expulsá-los de nossas terras."
Sergiy, um trabalhador, disse ter certeza de que a Ucrânia receberá os aviões, assim como recebeu os tão esperados sistemas de armas.
"Os aviões chegarão - assim como nossa vitória. É um processo irreversível", insistiu.
Alvos de sanções: relatório mostra que 81 bilionários russos financiam a guerra contra a Ucrânia, diz jornal
O presidente dos EUA, Joe Biden, deu luz verde em maio para que pilotos ucranianos fossem treinados em caças F-16. A aeronave fabricada nos EUA é "reconhecida como um dos melhores e mais eficientes caças a jato do mundo" e tem a capacidade de "mudar o equilíbrio de poder em favor da Ucrânia", disse o correio ucraniano.
"Obtê-los é uma tarefa prioritária para nós hoje", afirmou.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas