Internacional
Argentina realiza eleições primárias neste domingo (13)
Mais de 35 milhões de eleitores argentinos foram às urnas neste domingo (13) para as eleições nacionais primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias. Lá, quem tem de 18 a 70 anos é obrigado a votar e como no Brasil, a partir dos 16 já é permitido o exercício do voto.
O pleito define os candidatos que vão disputar as eleições gerais de 22 de outubro para a presidência do país, além de 24 vagas de senadores e 130 cadeiras para deputados.
As primárias escolhem quem serão os candidatos da eleição que vai efetivamente conceder as vagas aos novos representantes públicos. Funciona assim: para concorrer às eleições de outubro é necessário chegar ou superar 1,5% dos votos válidos expressos no distrito para a categoria em disputa.
O Congresso argentino é bicameral, assim como no Brasil. São 257 deputados eleitos para mandatos de quatro anos, com eleições a cada dois anos. Por isso, metade da Câmara muda agora.
No caso dos senadores, há 72 vagas em mandatos de seis anos de duração, com renovação, também, a cada dois anos. Mas, neste caso, são apenas 24 vagas.
Internacional Rádio Nacional - Rio de Janeiro 13/08/2023 - 19:59 Leila dos Santos / Líria Jade Tatiana Alves eleições eleições na Argentina Argentina domingo, 13 Agosto, 2023 - 19:59 1:39
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios