Internacional
Elefantas acorrentadas no zoológico de Hanói causam indignação no Vietnã
Caso da Thai e Banang mobilizou organizações de defesas dos animais, que pedem a liberdade das elefantas e a transferência para um parque natural; diretor do zoológico diz que pedido é 'ilógico'

O tratamento dado a duas velhas elefantas tem causado indignação no Vietnã. Chamadas de Thai e Banang, as fêmeas vivem acorrentadas no zoológico de Hanói, atraindo manifestações das organizações de defesa dos animais, que pedem a liberdade dos animais.
Veja mais: Polícia vietnamita encontra 2 mil gatos mortos destinados à medicina tradicional
Na índia: Elefante que roubava arroz e matou pelo menos seis pessoas foi capturado
Os ambientalistas exigem também que as elefantas sejam soltas em um parque natural, e cerca de 70 mil pessoas já assinaram uma petição sobre isso. A mobilização acontece após a histórias dos animais ter recebido ampla cobertura na mídia estatal nas últimas semanas.
Mesmo assim, na manhã desta quarta-feira, Thai e Banang continuam acorrentadas, sendo alimentadas com capim e cana de açúcar.
'Não é suficiente': garçom reclama com turista italiano sobre gorjeta de € 500 na França
– Os elefantes são animais ferozes. Como a cerca elétrica está quebrada, somos forçados a acorrentá-los –disse um funcionário do zoológico, citado sob condição de anonimato, à AFP.
Os ativistas da Animals Asia discordam da opinião e pediram, em uma carta às autoridades, que as duas elefantas sejam transferidas para a selva do Parque Nacional Yok Don. No início de agosto, a organização Vietnam Animal Eyes lançou uma petição para a transferência dos animais.
O diretor do zoológico, Le Si Dung, questionado pela mídia estatal, considerou os pedidos "ilógicos":
– As duas elefantas, com idades entre os 60 e os 70 anos, estão no nosso zoológico há mais de dez anos (...) [e] morrerão se forem soltas na natureza, pois são incapazes de encontrar comida para si mesmas – afirmou.
De acordo com organizações ambientais, a população de elefantes selvagens no Vietnã caiu de cerca de 2 mil em 1980 para cerca de 100 em 2022.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas