Internacional
Lula aproveita ida à cúpula do Brics na África do Sul para visitar mais dois países africanos; veja quais
Presidente brasileiro embarca no próximo domingo para o continente africano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no próximo domingo para a cúpula dos Brics, na África do Sul. Após o encontro, o presidente vai aproveitar que estará no continente africano para visitar outros dois países: Angola e São Tomé do Príncipe.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores, que convocou a imprensa nesta quarta-feira, para dar mais detalhes sobre a viagem, Lula deve participar de encontro de cúpula da CPLP, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em São Tomé do Príncipe.
Em Angola, o presidente deve discursar na Assembleia Nacional e participar de um seminário sobre desenvolvimento econômico. Também participará de um painel sobre um projeto agrícola que o Brasil tem desenvolvido em cooperação com o país. O projeto trata da utilização de tecnologias agrícolas. O Itamaraty diz que Angola tem uma relação histórica com o Brasil, com “uma parceria estratégica” desde 2010.
Ainda estão sendo acertados os detalhes, mas 60 empresários brasileiros confirmaram participação no encontro de Angola, para tratar da “densidade de interesses de brasileiros e angolanos que podem ser alinhados”, diz Itamaraty.
Lula ficará na África do Sul nos dias 22, 23 e 24, e em Angola e São Tomé do Príncipe, nos dias 25 e 26.
Na Cúpula dos Brics, Lula deve defender a criação de uma moeda comum, para facilitar as relações comerciais e financeiras entre os países. A moeda comum é diferente da moeda única, como acontece com o euro, na Europa, quando os países abrem mão da própria moeda e ficam submetidas a um banco central regional.
Viagem terá três escalas
Encontro oficial na África do Sul, Cúpula do Brics;
Visita bilateral à Angola
Visita a cidade São Tomé e Príncipe, para reunião com a cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Mais lidas
-
1DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
2GESTÃO
Prefeitura de Maceió acaba com indicação política para a gerência de Unidades de Saúde
-
3NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
4MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público