Internacional
Coreia do Norte anuncia fracasso em lançamento de satélite de espionagem
Governo norte-coreano já havia falhado em uma tentativa anterior, realizada há três meses
A Coreia do Norte anunciou, nesta quinta-feira (noite de quarta, 23, no Brasil), o lançamento frustrado de um satélite de espionagem, reportou a agência de informação estatal norte-coreana, três meses depois de Pyongyang também falhar em pôr em órbita um artefato similar.
"Os voos do primeiro e do segundo estágios do foguete transcorreram normalmente, mas o lançamento fracassou devido a um erro (...) no terceiro estágio do voo", reportou a agência KCNA, que mencionou um possível novo lançamento em outubro.
Mais cedo, o estado-maior sul-coreano informou que o Exército japonês havia detectado o lançamento, pelo vizinho do Norte, de um "foguete espacial", no primeiro dia de um período em que o Pyongyang prevê pôr em órbita um satélite de espionagem.
Segundo a agência japonesa de notícias Kyodo, que citou fontes oficiais, o projétil sobrevoou o arquipélago japonês.
Na terça-feira, a Coreia do Norte tinha informado a guarda-costeira japonesa que entre 24 e 31 de agosto lançaria um satélite de espionagem.
Seul disse que o lançamento seria um "ato ilegal" por violar as sanções da ONU, que proíbem Pyongyang de desenvolver mísseis balísticos, que compartilham tecnologia com os foguetes espaciais.
A ação norte-coreana coincide com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, iniciados na segunda-feira, e que devem terminar em 31 de agosto.
A Coreia do Norte já tinha tentado, em maio, colocar em órbita o que descreveu como seu primeiro satélite de reconhecimento militar, mas o foguete que o levava caiu no mar minutos após o lançamento.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5POLÍTICA
Ministro Renan Filho cancela agenda em Alagoas para acompanhar desabamento de ponte na BR-226