Brasil
Glocal Experience leva a Manaus o debate sobre a Agenda 2030
Em três dias, palestras, workshops e shows vão tratar, a partir de hoje, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
As pedras portuguesas do Largo de São Sebastião, que formam o mesmo desenho do icônico calçadão de Copacabana, e a fachada do imponente Teatro Amazonas passam a dividir espaço com estruturas metálicas de um palco temático. É uma intervenção artística e os primeiros sinais de uma agenda intensa de atividades que a cidade de Manaus recebe a partir deste sábado.
Depois de passar pela Marina da Glória, no Rio, no ano passado, a Glocal Experience desembarca na capital do Amazonas. Durante três dias, a iniciativa, uma das maiores plataformas de sustentabilidade do Brasil, leva para o coração da Amazônia debates e discussões para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento é gratuito, e a expectativa é que 30 mil pessoas participem das mais de 60 palestras,oficinas, workshops, apresentações, exibições e shows, onde 130 lideranças globais e locais, intelectuais, empreendedores e organizações vão discutir soluções sustentáveis para a região. Dos participantes, mais de 70% são nativos ou residentes da região amazônica, além de 80% da equipe de produção também ser do estado.
Entre os temas abordados no grande encontro, estão moda sustentável, Amazônia urbana, saneamento básico, segurança, bioeconomia, carbono neutro, transição verde e futuro do trabalho. Haverá apresentação de cases de inovação social e de negócios de impacto.
— A realização da Glocal Experience Amazônia tem entre seus marcos a oportunidade de discutir possibilidades para o futuro de todo o planeta tendo como base as boas práticas, a experiência e a vivência de pessoas que conhecem profundamente a região, que estarão também trocando com lideranças que têm a perspectiva e o conhecimento com um olhar mais macro. É preciso conhecer e compreender os desafios da região, para podermos juntos buscar caminhos e soluções possíveis. Incluindo temas que envolvem cuidar da floresta, atuação responsável em plantio e pesca, a criação e manutenção de empregos dignos, que garantam a economia circular local e que entreguem condições de vida, ações de educação e conscientização, por exemplo — afirma Rodrigo Baggio, head da Glocal.
Neste primeiro dia, mesas como a que vai discutir a redução da dependência de fontes não renováveis de energia e a transição para tecnologias mais limpas prometem ser destaques. Assim como painéis sobre a importância do desenvolvimento de municípios do interior do estado para o progresso econômico, social e ambiental da região e os voltados ao combate à pobreza e ao crescimento de comunidades e aldeias amazônicas que mantêm a floresta de pé.
O palco será o Centro Histórico de Manaus, com atividades ocupando o Palácio da Justiça, o Salão do Juma Ópera, o Teatro Amazonas, além do próprio Largo de São Sebastião, onde as cantoras Luedji Luna e Maria Gadú e um encontro entre a Amazonas Filarmônica e marujeiros e batuqueiros dos Bois de Parintins encerram os dias do evento.
Artistas regionais também se apresentarão, como as rappers amazonenses Rafa Militão, Karen Francis, Victor Xamã, Kurt Sútil e Cronista. A programação ainda conta com atividades voltadas para as crianças, como oficinas de pintura e peças de teatro abordando temas ligados à educação ambiental através do humor e da música.
A Glocal Experience é uma iniciativa da Dream Factory, com correalização da Editora Globo e os parceiros oficiais de mídia O GLOBO, Extra e Valor. A plataforma de discussões volta ao Rio para uma segunda edição carioca entre os dias 5 e 8 de outubro, na Marina da Glória.
O evento faz parte do plano preparatório da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontece em 2025 no Pará. Por isso, um dos destaques da programação manauara é uma das mesas de encerramento, na segunda-feira, quando o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se reúne com o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), para debater os desafios e oportunidades enfrentados pelo Brasil em relação às mudanças climáticas, com foco especial no papel crucial da Amazônia.
*A repórter viajou a convite da Glocal Experience
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios