Internacional
Janja, Silvio Almeida e Anielle Franco dançam durante encerramento de visita de Lula a Angola
A ministra Nísia Trindade e o presidente, por problema de saúde, deram passos discretos
Em seu último dia de visita à Angola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte do grupo que o acompanhava participou de um momento de descontração. No palco em que o político faria seu discurso, músicos locais deram uma palinha, sendo acompanhados, em uma animada dança, pelos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, além da primeira-dama Janja, enquanto a ministra da Saúde, Nísia Trindade e o próprio presidente davam alguns passos mais discretos.
No caso do presidente, os passos tímidos podem ser resultados do quadro de artrose (um desgaste mecânico nas articulações que passa a afetar as cartilagens, tecidos que as envolvem e as protegem) de Lula, que já foi submetido a procedimentos neste ano para aliviar as dores. Em julho, Lula da Silva disse que passaria por um novo procedimento, até o fim do ano, para aliviar as dores no quadril.
O presidente chegou ao país nesta quinta-feira, após participar por dois dias de reuniões do Brics, na África do Sul. Na sexta, teve suas primeiras agendas oficiais, entre elas uma reunião bilateral com o presidente João Lourenço. O dia começou no Palácio Presidencial, onde Lula chegou por volta das 7h15 (horário de Brasília) e foi recebido por Lourenço.
Ele também visitou o Memorial Antônio Agostinho Neto, ex-presidente que lutou pela independência de Angola. Lula prestou homenagem ao político e depositou uma coroa de flores. A relação diplomática entre Brasil e Angola foi estabelecida em 1975, ano da independência do país africano — o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência.
Além de Angola, o único país africano que o Brasil mantém parceria estratégica é a África do Sul. Hoje, a estimativa é que Angola tenha a maior comunidade de brasileiros entre os países africanos, abrigando cerca de 25 mil pessoas.
O fluxo comercial entre os dois países também tem crescido nos últimos anos. Em 2022, o comércio totalizou US$ 1,4 bilhão, um crescimento de 143,7% em relação a 2021. No primeiro semestre de 2023, o fluxo comercial atingiu US$ 870,9 milhões, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Lula já visitou o país em outras duas ocasiões durante seus primeiros mandatos, em 2003 e 2007. Este é o segundo encontro de Lula com o presidente João Lourenço neste mandato — ele esteve presente na posse de Lula.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5JUSTIÇA ELEITORAL
Ministério Público pede nulidade de votos de candidatos e dirigentes do PMB e PRD em Palmeira dos Índios