Internacional

Três pilotos ucranianos morrem durante treinamento militar

Umas das vítimas do acidente, Andrii Pilshchykov foi condecorado por seus méritos

Agência O Globo - 26/08/2023
Três pilotos ucranianos morrem durante treinamento militar

Três pilotos da Força Aérea ucraniana, incluindo um condecorado, morreram em um acidente entre dois caças enquanto realizavam um treinamento, informaram as autoridades do país neste sábado. O acidente representa um revés para a Ucrânia, que tenta obter caças americanos F-16 para reforçar sua capacidade militar contra a Rússia.

"As tripulações de dois aviões de treinamento de combate L-39 colidiram no céu enquanto realizavam uma missão de combate. Infelizmente, os três pilotos morreram", afirmou a Força Aérea da Ucrânia em um comunicado. "Expressamos nossas mais profundas condolências às famílias das vítimas. Esta é uma perda dolorosa e irreparável para todos nós", acrescentou na rede social Telegram.

Uma das vítimas foi Andrii Pilshchykov, conhecido como "Juice", um renomado piloto que foi condecorado por seus méritos, disse um porta-voz da Força Aérea.

No início de junho, Kiev lançou uma contraofensiva para recuperar territórios dominados por Moscou, no entanto, a operação avança de maneira lenta.

Segundo a CNN, Juice usava um avião modelo MiG-29, desenvolvido e construído no tempo da União Soviética, ou seja, muito mais antigos do que, por exemplo, o Sukhoi su-57, introduzidos em 2020 pelas forças de Moscou.

"Estamos prontos para sermos mortos. Mas é óbvio que não queremos isto. Queremos matar russos e abater os seus bombardeiros que estão a destruir as nossas cidades e matar as nossas famílias", disse o piloto ao Washington Post, nos primeiros meses da guerra na Ucrânia.