Internacional
Coreia do Norte reabre fronteiras para seus cidadãos no exterior pela primeira vez após fim da pandemia
País fechou as suas fronteiras no início de 2020 em resposta à difusão do coronavírus
A Coreia do Norte deu mais um passo no sentido de suspender o seu estrito bloqueio pandêmico, permitindo que os seus cidadãos no estrangeiro reentrassem no país, informou a imprensa estatal no domingo. A agência estatal KCNA publicou que a Sede Estadual de Prevenção de Emergências determinou que “os cidadãos no exterior foram autorizados a voltar para casa”.
“Aqueles que regressarem ficarão sob a devida observação médica em locais de quarentena durante uma semana”, acrescentou, especificando que a decisão foi tomada “em relação ao alívio global da situação pandémica”.
A Coreia do Norte fechou as suas fronteiras no início de 2020 em resposta à pandemia do coronavírus, e tem havido sinais recentes de reabertura. Autoridades chinesas e russas participaram de um desfile militar em Pyongyang em julho, sendo os primeiros dignitários estrangeiros a visitar o país em anos.
Na semana passada, uma delegação de atletas norte-coreanos pôde assistir a uma competição de taekwondo no Cazaquistão, enquanto a companhia aérea estatal Air Koryo realizou o seu primeiro voo comercial internacional em três anos.
Zimbábue: presidente é reeleito em eleição marcada por denúncias de irregularidades
O voo chegou ao aeroporto de Pequim na manhã de terça-feira, e jornalistas da AFP observaram dois norte-coreanos, reconhecíveis por usarem distintivos com os rostos dos ex-líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, passando pelo portão de desembarque.
A agência sul-coreana Yonhap publicou fotos de vários norte-coreanos fazendo fila para deixar suas bagagens para outro voo da Air Koryo para Pyongyang. O Ministério das Relações Exteriores da China disse ter autorizado a retomada dos voos comerciais entre Pequim e Pyongyang.
"Durante a temporada de viagens de verão e outono... o lado chinês aprovou planos para voos de passageiros, como as rotas Pyongyang-Pequim e Pequim-Pyongyang da Air Koryo", disse o ministério chinês na segunda-feira.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5JUSTIÇA ELEITORAL
Ministério Público pede nulidade de votos de candidatos e dirigentes do PMB e PRD em Palmeira dos Índios