Brasil
'Superlua azul': qual o melhor horário para ver o fenômeno, que só se repete daqui a 9 anos
Segundo fenômeno lunar de agosto ocorre nesta quarta-feira. Durante o evento, o satélite deve estar a 357.181 km da Terra
Pela segunda vez em agosto, a lua estará mais perto do que o normal da Terra. O fenômeno que se repete é chamado de Superlua azul pelos astrônomos, mas não há mudança de cor no astro. O "azul" adicionado no nome é apenas para indicar que o satélite se "aproximará" mais uma vez do planeta e ficará grandiosa no céu.
O que é o fenômeno da Superlua?
O fenômeno acontece quando a lua cheia ou nova atinge o ponto mais próximo da sua órbita na terra, o chamado 'perigeu'. As Superluas aparecem no céu quando essa passagem próxima ao perigeu e entrada na fase cheia acontecem no mesmo dia, com apenas horas de diferença, como deve acontecer nesta quarta-feira.
O astrônomo Leandro Guedes, do Planetário do Rio, explica que a lua deve passar pelo 'perigeu' ainda na quarta e já deve aparecer bem alta no céu neste dia, porém, o ponto alto do fenômeno é durante o nascimento da lua, previsto para a quinta-feira, quando a proximidade do astro com a Terra é mais perceptível. Durante o fenômeno, a lua fica cerca de 5% mais perto da Terra.
Qual o horário da Superlua hoje?
De acordo com o Observatório Nacional, a Superlua deve acontecer às 22h35 na quarta-feira, pelo horário de Brasília.
Ainda de acordo com dados do Observatório, durante a Superlua azul, ela estará a 357.181 quilômetros da Terra, enquanto, em dias normais, a distância é em média 384.400 quilômetros.
Previsão do tempo
Para quem deseja observar o fenômeno, é preciso ficar de olho na previsão do tempo. Na quarta-feira, de acordo com o Climatempo, tempo vai ser chuvoso e nublado no Rio de Janeiro. Com temperatura máxima de 25°C e mínima de 19°C, o dia promete ter pancadas de chuva a qualquer hora, junto à névoa.
Já na quinta, quando o nascer da Super Lua Azul poderá ser observado, a chuva deve parar, mas o céu continua encoberto. Com máxima de 26°C e mínima de 19°C, o céu na noite de quinta-feira pode ter muitas nuvens.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas