Brasil
Polícia Civil do RS descobre clínica clandestina após bilhete de paciente: 'Estamos presos, com fome'
Medicamentos seriam usados para dopar os pacientes e há ainda relatos de maus tratos e agressões
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul encontrou 19 pessoas sendo mantidas irregularmente em uma clínica clandestina na cidade de Viamão, nesta quinta-feira. A ação, realizada junto às Secretarias de Saúde e de Assistência Social do município, foi deflagrada após um dos paciente lançar para fora do estabelecimento bilhetes com pedidos de socorro.
"Socorro. Liga para a polícia. Tem gente presa aqui. Maus tratos", diz um dos papéis recolhidos pelos policiais. "Chama a polícia, a vigilância sanitária. Estamos presos, com fome. Mal tratados. Tem gente velha cadeirante, sem ligação para a família, sem remédio. Dopando todos. Clínica clandestina. Ajuda", diz outra mensagem.
A operação policial acabou com a prisão em flagrante de três pessoas, identificadas apenas pelas iniciais: R.F.B, 38 anos, D.M.C.O, 38 anos, e W.L.A., 29 anos. O trio responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e cárcere privado.
De acordo com a Polícia Civil, alguns dos 19 pacientes afirmaram "não desejar estar no estabelecimento e que foram levados amarrados para o local contra a vontade". Mesmo os que chegaram voluntariamente, não podiam deixar o estabelecimento e eram vigiados por monitores.
Além disso, medicamentos seriam usados para dopar os pacientes. Há ainda relatos de maus tratos e agressões.
"Durante a realização da ação, foram encontrados pela equipe de saúde diversos medicamentos proscritos pela Portaria 344/98 da ANVISA, os quais não possuíam prescrição médica ou procedência. A conduta é equiparada ao tráfico de entorpecentes, sendo os investigados presos em flagrante", disse a Polícia Civil por meio de nota.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas