Internacional

Queda de caminhão libera cinco milhões de abelhas em estrada no Canadá

Veículo carregava caixas com colmeias para projeto de polinização quando tombou ao tentar desviar de um cervo em uma estrada de Burlington, em Ontário

Agência O Globo - 02/09/2023
Queda de caminhão libera cinco milhões de abelhas em estrada no Canadá

Um acidente de caminhão causou problemas em uma estrada de Burlington, no estado de Ontário, Canadá. O veículo, que carregava caixas de colmeias para um projeto de polinização, caiu ao tentar desviar de um cervo na estrada, o que acabou liberando cinco milhões de abelhas na via.

Nos EUA: Caçadores batem recorde ao capturar jacaré de 4,3 metros e 364 quilos

No Japão: Campanha estimula motoristas a beber e dirigir em seguida

O policial Ryan Anderson disse à CNN News que a Polícia Regional de Halton recebeu uma ligação pouco depois das 6h da manhã (horário local) de quarta-feira. Com o baque, as tiras que mantinham as caixas das colmeias firmes se soltaram, fazendo com que se espalhassem e as autoridades tivessem que correr para tirar os insetos do local.

— (Foi) uma cena e tanto — contou Anderson a um jornal canadense. — Caixas literalmente espalhadas pela estrada e enxames de abelhas voando ao redor.

A polícia chegou a divulgar nas redes sociais informações para alertar que pedestres ficassem longe da área e que os motoristas fechassem as janelas ao passar pelo local. Cerca de uma hora depois, Anderson contou aos jornais que pelo menos seis ou sete apicultores chegaram para ajudar.

O resgate se tornou um esforço coletivo, que contou com o apoio de moradores, policiais e apicultores. Michael Barber, dono da empresa Tri-City Bee Rescue, voltada para esse tipo de serviço, explicou à CNN que recebeu um chamado da polícia para ajudar no resgate.

Veja mais: Fotos mostram devastação provocada por inundações na fronteira entre Índia e Paquistão

— Havia provavelmente cerca de 40 colmeias no caminhão, e cerca de 20 saíram do veículo, quando o motorista tentou desviar de um cervo — explicou ao jornal americano.

Barber disse ainda que as abelhas estavam sendo transportadas após serem usadas localmente para polinização.

— Assim que cheguei ao local, estava conversando com o apicultor que dirigia o caminhão e perguntei como poderíamos ajudar e, então, elaboramos um plano — lembrou.

Por volta das 9h15, a corporação disse que a maior parte das cinco milhões de abelhas já tinham sido coletadas em segurança e as caixas já tinham sido transportadas. Algumas, contudo, foram deixadas para que as abelhas remanescentes pudessem retornar naturalmente, atraídas pela abelha rainha.

Apesar do trabalho e da correria, Anderson estava aliviado. Um dos apicultores iniciais chegou a ser picado algumas vezes, mas não houve acidentes graves após o enxame.

— Não sei para onde as abelhas estavam indo, ou mesmo de onde vieram, mas sei que elas estão indo embora. Então, fico feliz com isso — explicou ao jornal local.

E mais... Professora incentiva estudantes a agredirem colega de classe muçulmano na Índia

A polícia informou à CNN que, apesar de não saber informar o ponto de partida ou o destino do veículo, não é incomum o transporte de abelhas para ajudar os agricultores na polinização.

O apicultor Barber lamentou o número de abelhas que morreram no incidente, mas destacou que ficou feliz com o exemplo de comunidade demonstrado com o esforço coletivo.

— Foi triste estar no local e ver a quantidade de abelhas mortas na estrada, mas foi muito bom ver todos os apicultores atendendo ao chamado e apenas tentando ajudar — relatou.