Internacional
Acidente entre trem e ônibus deixa sete mortos no Chile
Motorista atravessou a linha férrea, apesar de as barreiras de segurança já terem sido baixadas para a passagem do comboio pelos trilhos
Um acidente de trânsito entre um ônibus e um trem na comuna de San Pedro de La Paz, na região de BioBío, a cerca de 500 quilômetros da capital do Chile, deixou sete pessoas mortas, dentre elas quatro professores.
O acidente ocorreu por volta das oito horas da manhã desta sexta-feira, quando um ônibus da empresa San Pedro del Mar avançou sobre os trilhos enquanto as barreiras de segurança do cruzamento La Boca Sur, na rota 160, eram baixadas, atingindo um vagão de trem da subsidiária EFE Sur. O boletim de ocorrência dos Carabineros diz: “Um microônibus da empresa de ônibus San Pedro del Mar, no momento em que as barreiras estavam baixando, cruzou no mesmo sentido, sendo atropelado pelo trem”.
O motorista do ônibus, ferido, mas consciente, “permaneceu como réu”, segundo o tenente-coronel Alejandro Morgenstern.
— A dinâmica preliminar do ocorrido é que a barreira foi derrubada e o veículo de transporte coletivo teve acesso à via férrea — acrescentou.
A empresa EFE Sur, após análise da câmera de segurança, informou que o trem agiu corretamente: “A empresa confirma que as barreiras que regulamentam a travessia de Boca Sur estavam funcionando normalmente e fechadas.
Além disso, acusou a imprudência dos motoristas: “A EFE Sur tem reiterado e denunciado permanentemente o comportamento temerário e irresponsável dos motoristas que diariamente não respeitam as barreiras que confinam a linha férrea no momento da chegada dos trens de passageiros ou de carga".
As vítimas mortas são todas do ônibus, que transportava um total de 14 pessoas. Todos eles eram adultos. Da empresa EFE Sur informaram que nenhum dos passageiros ou tripulantes do trem sofreu ferimentos graves.
Um responsável de saúde pública, Juan San Martín, criticou o mau funcionamento da rede de ambulâncias na comuna de San Pedro de La Paz:
— Estamos sem ambulâncias há mais de 60 dias, sem ter como transferir os pacientes para o hospital. Não temos como atender emergências em San Pedro de la Paz — garantiu à mídia local.
O Ministério Público ordenou que pessoal especializado da Seção de Investigação de Acidentes de Trânsito (SIAT) dos Carabineros se encarregasse da investigação das causas da colisão.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Polícia Civil prende ex-árbitro suspeito de participação em esquema de manipulação na Série B
-
4
Homenagens a Penedo e ao Dr. Hélio Lopes marcam entrega do Prêmio Selma Brito
-
5
Presidente Washington Luiz passa bem, após procedimento médico em SP


