Brasil
Construsummit 2023 chega a Florianópolis com debates sobre construção, tecnologia e gestão
Evento será realizado nos dias 13 e 14 de setembro e terá participação de diversos especialistas e executivos do setor
Será realizado nos próximos dias 13 e 14 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina, o Construsummit 2023, um dos maiores eventos de gestão e tecnologia na indústria da construção do país que contará com especialistas do segmento de todo o país, discutindo temas como inovação, planejamento, lean construction, eficiência financeira e muito mais. São esperadas cerca de 1 mil pessoas no encontro que acompanharão as cerca de 60 palestras previstas.
Caso seja condenado: Agressor do ator Victor Meyniel pode pegar até 11 anos de prisão
De graça: Programa inédito oferece implante anticoncepcional a jovens a partir dos 14 anos, no Rio
O VP para Indústria de Base e Bens de Capital da Falconi, André Chaves, apresentará a palestra “Desafios e perspectivas para a construção civil”, no primeiro dia. Além dele, o conselheiro sênior de arquitetura, engenharia e construção da Falconi, Luiz Gustavo Santos, também subirá ao palco, ainda no dia 13, para falar sobre lean construction no painel “Lucro dos empreendimentos: o que está impactando os resultados de incorporadoras e construtoras”.
Dados levantados pela consultoria mostram que 41% dos desvios de custos ocorrem ao longo da execução de uma obra. Já os 59% restantes acontecem em etapas como formatação do projeto, planejamento, orçamento e compras.
Na metodologia hoje aplicada pela Falconi em clientes do segmento, são seis os pilares essenciais: planejamento de médio e longo prazos, produção, reuniões gerenciais, foco nas áreas de processo e apoio, equipamentos, foco em qualidade e foco em padronização. Implantado o sistema, a operação costuma apresentar resultados positivos já no segundo ciclo completo de construção.
“A taxa de retorno é elevada: para cada real investido, há um retorno de cinco reais em forma de lucro ou mais”, diz André Chaves, que destaca uma série de desafios macroeconômicos enfrentados pelo setor, o que tem demandado cada vez mais gestão eficiente e metodologias inovadoras, como o lean construction.
“Neste cenário, a adoção do lean construction pode representar uma grande diferença na saúde financeira de construtoras e incorporadoras. Para além do momento presente, os benefícios acabam constituindo um legado de eficiência para as empresas que adotam a metodologia”, completa o VP da Falconi.
Desafio das médias empresas
A demanda por eficiência e melhores resultados não é exclusiva às grandes companhias do segmento. As médias empresas, com faturamento anual de até R$ 300 milhões, também passam por desafios similares. A diretora geral de Mid Falconi, Marina Borges, acredita que ainda há espaço para o middle market brasileiro elevarem sua maturidade gerencial.
“Na Mid, já atendemos dezenas de clientes do mercado de construção civil e sabemos que, quanto maior a maturidade de uma empresa, maior a capacidade dela em planejar o futuro e ter a aptidão de desdobrar o planejamento em metas, gerando resultados escaláveis”, diz a executiva.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas