Internacional
Kiev e Lviv entram na lista de Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco
Até ao momento, a agência da ONU registou danos em cerca de 270 locais culturais ucranianos
A Catedral de Santa Sofia e os edifícios monásticos de Kiev, bem como o centro histórico da cidade ocidental ucraniana de Lviv, foram acrescentados nesta sexta-feira à lista do Património Mundial em Perigo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, informou a Unesco.
Guerra na Ucrânia: Ucrânia reforça contraofensiva com ataques no sul, e Putin diz que confrontos aumentaram 'significativamente'
'Não estava planejado': Rússia nega assinatura de acordo com Coreia do Norte durante visita de Kim Jong-un ao país
A decisão foi tomada durante a reunião anual do comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Riad, capital da Arábia Saudita. A medida permite o acesso à ajuda internacional financeira e técnica.
— Os sítios de Kiev e Lviv [foram] inscritos na Lista do Património Mundial em Perigo — informou uma fonte da Unesco, após a decisão do Comité do Património Mundial em Riade, que seguiu a recomendação dos peritos da agência da ONU.
Ao serem acrescentados à lista do Património Mundial em Perigo, os sítios de Kiev e Lviv seguem os passos do centro histórico da cidade meridional de Odessa, onde bombardeamentos russos destruíram vários edifícios, incluindo a Catedral da Transfiguração, no final de julho.
Na ocasião, a Unesco pediu o fim dos ataques contra o patrimônio protegido por normas internacionalmente reconhecidas e afirmou que a guerra “representa uma ameaça crescente à cultura ucraniana”. Até ao momento, a agência da ONU registou danos em cerca de 270 locais culturais do país.
Fotos: veja como era a Catedral Ortodoxa, patrimônio da Unesco na Ucrânia, antes do ataque de mísseis russos
— Estes lugares estão ameaçados de destruição. Houve ataques nas zonas tampão destes sítios e não sabemos o que vai acontecer no futuro — explicou o diretor do Património Mundial, Lazare Eloundou, em Paris, no início de setembro, à AFP.
No início de julho, um "edifício histórico" foi bombardeado em Lviv, no "primeiro" ataque a uma zona protegida pela Convenção do Património Mundial desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, segundo a Unesco.
A Catedral de Santa Sofia e o mosteiro das Grutas de Kiev foram incluídos na lista do Património Mundial em 1990. O centro histórico de Lviv foi inscrito em 1996.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

