Internacional
Lula embarca para Cuba, onde terá reunião bilateral com o presidente Miguel Díaz-Canel
Presidente brasileiro embarcou no início da tarde para Havana e passou a Presidência para o vice Geraldo Alckmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para Cuba no começo da tarde desta sexta-feira. Lula visitará Havana nos dias 15 e 16 de setembro, para participar da cúpula do Grupo dos 77, grupo formado por 134 nações em desenvolvimento. Convidada, a China enviará um representante para o encontro que, na visão do governo brasileiro, ajudará a resgatar a agenda do Sul Global.
No sábado, Lula fará um discurso voltado para as reivindicações dos países em desenvolvimento. São exemplos a maior participação no Conselho de Segurança da ONU e a renegociação de dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O presidente também deverá fazer críticas aos países riscos, por não terem cumprido compromissos para combater o aquecimento global.
A agenda de Lula também prevê uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. O país caribenho passa por grave desabastecimento de itens básicos, como alimentos, remédios e energia. Porém, como deve US$ 520 milhões ao Brasil, está impedido de receber recursos de instituições como o BNDES.
Depois de ir a Cuba, Lula irá aos Estados Unidos no domingo. Como mostrou O GLOBO, a comitiva do presidente aos EUA inclui 25 parlamentares, entre os quais sete senadores e 17 deputados. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estão entre eles. Lula fica de domingo até o dia 21 em Nova York onde participará da Assembleia-Geral da ONU e terá reuniões bilaterais.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

