Internacional
Ucrânia processa Polônia, Eslováquia e Hungria por proibição sobre grãos do país
A ministra da Economia e vice-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, anunciou que o país entrou com ações judiciais contra Polônia, Eslováquia e Hungria na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela proibição de importação de grãos ucranianos. As restrições unilaterais vão contra a decisão da União Europeia (UE) que, na sexta-feira, 15, rejeitou estender a proibição sobre os produtos ucranianos que vigorava desde maio nos três países, além de Bulgária e Romênia.
Segundo Svyrydenko, a proibição sobre os produtos agrícolas da Ucrânia já causa perdas "significativas" aos exportadores, que enfrentam paralisações, custos adicionais e impossibilidade de cumprir acordos de comércio exterior.
Para o país, manter as restrições unilateralmente é "uma violação das obrigações internacionais desses três países da União Europeia", disse a nota.
Além disso, "todos os países membros do bloco devem coordenar e harmonizar sua política comercial, pois esta é de competência exclusiva da UE", acrescentou.
Apesar da medida na OMC, a ministra afirmou que espera que os países retirem as restrições para que a questão não se estenda nos tribunais.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió