Internacional
Esteticista búlgara e outros quatro são acusados de espionar para a Rússia, na Inglaterra
Ao veículo britânico, moradores da região relataram choque ao descobrirem as acusações contra a mulher, que se diz "especialista em cílios"
Autoridades britânicas acusaram cinco búlgaros vivendo no Reino Unido de espionarem para Rússia, nesta quinta-feira. Orlin Roussev, de 45 anos, Bizer Dzhambazov, 41 anos, Katrin Ivanova, 31 anos, e Ivan Stoyanov, 31 anos, e Vanya Gaberova, de 29, seriam responsáveis por "conspirar para coletar informações destinadas a serem direta ou indiretamente úteis a um inimigo". O grupo teria atuado entre 2020 e 2023.
Leia mais: Líder da extrema direita francesa é acusada de desvio de verbas da UE; pena pode chegar a 10 anos de prisão
Mundo: Idosa de 90 anos 'morre' duas vezes em menos de 24h na Espanha
A mais nova das supostas espiãs é Vanya Gaberova. A búlgara é uma esteticista premiada no Reino Unido e Rússia e dona de uma salão de beleza em Acton, no norte de Londres, segundo o jornal The Telegraph. Ao veículo britânico, moradores da região relataram choque ao descobrirem as acusações contra a mulher, que se diz "especialista em cílios".
— Ela era muito tímida, discreta. Eu não pensaria que ela fosse uma espiã, mas se fosse, era uma boa espiã. Eu a conhecia há dois ou três anos e nunca esperei isso — disse Thiago Nogueria, gerente de um restaurante português em Acton, ao The Telegraph.
De acordo com a BBC, os cinco trabalhariam para uma célula de espionagem russa, atuando na vigilância de alvos. O grupo foi descoberto após uma investigação do Comando de Contra Terrorismo da Polícia Metropolitana de Londres
Orlin Roussev, apontado como uma das lideranças do grupo tem um histórico de negócios na Rússia e mora no Reino Unido desde 2009. De acordo com a BBC, ele é dono de um empresa de "inteligência de sinais", que envolve a interceptação de comunicações ou sinais eletrônicos. Bizer Dzhambazov atuava como motorista de hospitais. Já Katrin Ivanova afirmava ser assistente de laborátorio em uma empresa privada de saúde.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


