Artigos
Presidente Emérito

Parafraseado Bertolt Brecht: “Há homens que lutam por um dia, e são bons; há outros que lutam por um ano, e são melhores; mas há os que lutam por toda a vida - esses são imprescindíveis.” Na última assertiva, enquadra-se Doutor Milton Hênio Netto de Gouveia, pela sua bem-sucedida trajetória existencial em prol da Pediatria alagoana. Aos 86 anos de vida, recebeu, merecidamente, o cargo de Presidente Emérito perpétuo da Casa de Demócrito Gracindo.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, em 1962. Especializou-se em Pediatria para atender no seu concorrido consultório no tradicional Parque Gonçalves Lêdo, nº 115, Farol. Lá, uma legião de crianças o procurou, para receber orientação médica, carinho, ternura com sua paciência genial durante 58 anos ininterruptos.
Filho do casal Antônio Calmon de Gouvêa e Heloisa Corália Netto de Gouvêa, casado com Myrsa Melro de Gouveia. Dessa perfeita união, brotou uma linda família composta de 04 filhos, 10 netos e 7 bisnetos. Dando-lhes orientação sábia, formação acadêmica de nível superior. Destaca-se seu querido filho advogado atuante Dr. Antônio Carlos Melro de Gouveia.
Sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI), bem como Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Academia Alagoana de Letras (AAL), da qual fora presidente por 4 anos, do vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, e de outros sodalícios de relevo. Integra, também, o Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello, onde semanalmente escreve sobre sua honrada profissão de esculápio moderno.
Conheço Dr. Milton Gouveia há décadas. Homem público, probo. Atencioso às pessoas que privam de sua fidalga amizade. Colega do gigante Ib Gatto Falcão, do Dr. José Medeiros, do médico-escritor Judá Fernandes de Lima, meu primo-irmão, radicado na próspera Arapiraca. Fez da Medicina sacerdócio de vida, zelando pelos seus clientes mirins, e, sobretudo, tornou-se médico de família a serviço da coletividade alagoana.
Pois bem, na última reunião da Academia Alagoana de Letras, capitaneada pelo jovem imortal Rostan Lanverly, fora aclamado, Presidente Emérito Perpétuo da centenária Instituição criada em 1919. A novel diretoria, por sua vez, fez justiça a um intelectual com relevantes serviços prestados ontem, hoje, nos seus merecidos 86 anos bem vividos.
O glorioso Dr. Milton Hênio Netto de Gouveia é, por excelência, exemplo a ser seguido. Culto, prestimoso, amante de sua prole, e, principalmente, detentor de uma cultura humanística. Viva o novel Presidente Emérito Perpétuo da AAL ! ! !
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van