Internacional
Explosão em procissão religiosa deixa 50 mortos e dezenas de feridos no Paquistão; vídeo
Atentado suicida teria ocorrido próximo a uma mesquita que celebrava o aniversário do profeta Maomé; número de vítimas fatais pode aumentar
Ao menos 52 pessoas morreram e cerca de 58 ficaram feridas nesta sexta-feira após uma explosão no Paquistão. Segundo as autoridades, um atentado suicida teria ocorrido próximo a uma mesquita que realizava uma celebração religiosa. De acordo com a polícia local, o número de mortos pode aumentar, já que algumas vítimas ficaram em estado crítico.
Metralhadoras e bombas: Conheça o Ilyushin Il-76, avião soviético que explodiu ao pousar no Mali; vídeo
Leia também: Estudo identifica misteriosos 'círculos de fadas' em mais de 200 locais ao redor do mundo
— Parece um ataque suicida — disse Javed Lehr, oficial da polícia local, acrescentando que a explosão ocorreu perto do veículo do vice-superintendente de polícia Nawaz Gashguri. Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. No passado, a província do Baluchistão foi alvo de ataques de militantes islâmicos e separatistas.
Muçulmanos no Paquistão e em todo o mundo celebram o aniversário do profeta Maomé com reuniões públicas. A data é conhecida como Mawlid al-Nabi. Durante essas celebrações, que costumam ocorrer durante o dia inteiro, eles ainda distribuem refeições gratuitas. Sarfraz Bugti, ministro do Interior, classificou o ato como um “ato hediondo”.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram feridos sendo resgatados por equipes de emergência e moradores locais. As autoridades declararam estado de emergência, e as vítimas estão sendo transportadas para dois hospitais. Segundo Abdul Razzaq Sasoli, funcionário do distrito de Mastung, a procissão foi alvo de um homem-bomba.
— Uma procissão partiu com centenas de pessoas da mesquita de Medina e, ao chegar à rodovia de Al Falah, foi alvo de um homem-bomba — disse ele. Todos os anos, mesquitas e edifícios governamentais são decorados com luzes, e procissões são organizadas para marcar a data do nascimento do principal profeta do islã.
Nova explosão
Horas após a primeira explosão, uma outra foi registrada em Peshawar, a mais de 600 km de Mastung. Segundo as autoridades, cerca de 30 a 40 pessoas ficaram presas nos escombros. Até a última atualização deste texto, não há relatos de mortos.
Em janeiro, um homem-bomba atacou uma mesquita dentro de um complexo policial na mesma cidade. Na ocasião, ao menos 28 morreram, e 150 ficaram feridos. Muhammad Ijaz Khan, policial da capital, disse à imprensa local que havia cerca de 300 a 400 pessoas na área no momento da explosão, que ocorreu durante as orações da tarde.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"