Internacional
Arábia Saudita pede aos EUA fim da violência em Gaza
Autoridades dos Estados Unidos e da Arábia Saudita debateram, em ligação telefônica, ações para interromper a escalada do confronto na Faixa de Gaza, após o grupo extremista Hamas ter feito um ataque surpresa neste sábado no sul de Israel. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse que o príncipe Faisal bin Farhan pediu ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, o fim da violência dentro e ao redor de Gaza. Segundo o comunicado, eles discutiram "a necessidade de trabalhar para interromper imediatamente a escalada". "O Príncipe Faisal enfatizou 'a rejeição do reino de atacar civis e a necessidade de todas as partes respeitarem o direito humanitário internacional'", afirmou o ministério na nota.
Blinken disse que conversou com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan, para discutir os "ataques terríveis" contra Israel. "Reiterei o direito de Israel à autodefesa e apelei a esforços coordenados para conseguir uma suspensão imediata dos ataques violentos dos terroristas do Hamas e de outros militantes", afirmou Blinken, na rede social X (ex-Twitter).
Os amplos ataques desencadeados na madrugada do feriado judaico de Simchat Torá ameaçam inviabilizar as negociações mediadas pelos Estados Unidos para normalizar as relações entre a Arábia Saudita e Israel e ocorrem num momento de significativa turbulência política interna e divisão dentro de Israel.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió


