Internacional

Papa pede que 'cessem os ataques' em Israel

Francisco afirmou que 'o terrorismo e a guerra não conduzem a nenhuma solução' e pediu paz para Israel e Palestina; o Santo Padre não mencionou a Faixa de Gaza ou o grupo palestino Hamas, responsável pelo ataque deste sábado

Agência O Globo - 08/10/2023
Papa pede que 'cessem os ataques' em Israel
Papa Francisco - Foto: Reprodução

O Papa Francisco pediu neste domingo o "fim dos atentados" em Israel, afirmando que "o terrorismo e a guerra não conduzem a nenhuma solução". O pedido ocorreu após a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Situação pode piorar: Conflito em Israel deixa quase 700 mortos e 4 mil feridos em 24 horas

Contexto: Ataque-surpresa do Hamas por terra, mar e ar sem precedentes nas últimas décadas deixa centenas de mortos e dezenas de reféns em Israel

Francisco disse que acompanha com "apreensão e dor" o que está acontecendo em Israel e transmitiu solidariedade às famílias das vítimas. Ao todo, já são quase mil pessoas mortas pelo conflito — 313 palestinos e mais de 600 judeus — e 4 mil feridos.

— Peço-vos, por favor, que cessem os ataques e as armas — disse aos fiéis reunidos que o ouviam. — O terrorismo e a guerra não levam a nenhuma solução, apenas à morte e ao sofrimento de tantas pessoas inocentes.

O Papa concluiu dizendo que "a guerra é uma derrota" e pedindo paz para os países envolvidos no conflito:

—Rezemos pela paz em Israel e na Palestina.

Hamas: conheça o grupo que atacou Israel neste sábado

O Pontífice se absteve de fazer uma referência específica à Faixa de Gaza ou ao grupo palestino Hamas, que lançou uma ofensiva surpresa contra Israel na madrugada de sábado e deixou centenas de mortos de ambos os lados.

O grupo palestino entrou em cidades de Israel a partir da Faixa de Gaza e tomou cidadãos como reféns. Ao mesmo tempo, mais de 2.200 foguetes, de acordo com Tel-Aviv, e 5 mil, segundo Hamas, foram lançados a partir do território controlado pelo grupo.

A ofensiva já é considerada uma das maiores recentes contra Israel. O último conflito de grandes proporções entre Israel e Hamas foi uma guerra de 10 dias em 2021. Na ocasião, 250 pessoas morreram em Gaza e Israel teve 13 vítimas fatais.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou guerra e, em mensagem de vídeo, afirmou que a Faixa de Gaza pagará um "preço sem precedentes" pela ofensiva.

— Estamos em guerra e vamos vencer .O inimigo pagará um preço que nunca conheceu — diz Netanyahu em uma mensagem de vídeo divulgada nas redes sociais.

Em um pronunciamento na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou o apoio "sólido e inabalável' a Israel. O governo brasileiro também condenou a série de bombardeios e ataques terrestres realizados e, em uma nota divulgada, informou que, como presidente do Conselho de Segurança da ONU, convocou uma reunião de emergência do órgão para este domingo, em Nova York. Pelas resdes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o país "não poupará esforços para evitar escalada de conflitos" em Israel.