Internacional
'Atentos e aflitos', diz embaixador na Palestina sobre operação de 'alto risco' para retirar brasileiros de Gaza
Ônibus já foram alugados e pontos de encontro definidos, mas data de viagem segue incerta; Egito precisa autorizar entrada, e fronteira é bombardeada
As autoridades brasileiras preparam para os próximos dias uma operação para retirar 30 nacionais residentes na Faixa de Gaza, território palestino alvo de conflitos desde o último sábado, quando o grupo terrorista Hamas deu início a uma ofensiva contra Israel. A data de saída segue incerta, mas o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, afirmou, nesta terça-feira, que a maior parte dos preparativos já foi feita.
Conflito no Oriente Médio: Chanceler brasileiro cita conversa com Lula e diz que Conselho de Segurança da ONU deve promover fim das hostilidades
Leia mais: Multidão faz fila quilométrica para participar de funeral de brasileira morta pelo Hamas, em Israel
— A logística está toda pronta. Estamos com dois ônibus alugados, com os pontos de encontro definidos. Tudo definido, apenas aguardando duas coisas: a autorização do Egito para cruzar a fronteira e que a própria fronteira esteja aberta. Ela foi bombardeada três vezes — disse Candeas ao GLOBO.
Entre segunda e terça-feira, o posto fronteiriço de Rafah, por onde os ônibus com os brasileiros irá passar, foi alvo de bombardeios da Força Aérea Israelense, segundo a agência AFP. O trecho, localizado ao sul, é um dos poucos caminhos para dentro e fora de Gaza que não é controlado por Israel. Por conta dos ataques, a passagem chegou a ser fechada ao longo dos últimos dias.
A incerteza quanto a possibilidade de atravessar Rafah com segurança é uma das pendências com as quais as autoridades brasileiras precisam lidar.
— Quando isso vai acontecer? Espero que o mais rápido o possível, porque a janela de segurança está se fechando. Mas realmente é muito difícil de fazer alguma previsão. Estamos atentos e muito aflitos com essa realidade. Compartilhamos a aflição de nossos brasileiros que estão querendo sair o mais rápido possível de Gaza — disse o embaixador.
Ainda segundo Candeas, a operação de resgate planejada para os próximos dias é um desafio maior para as autoridades brasileiras se comparada a outras situações semelhantes do passado:
— Bem mais complexa, pela diversidade de interlocutores e pelo alto risco — ressaltou o embaixador.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Caneta de Luisa Duarte é liberada para novas nomeações: mais 18 cargos comissionados na prefeitura
-
4ACIDENTE FATAL
Motorista morre preso às ferragens, ao se chocar contra árvore na Durval de Góes Monteiro, em Maceió